Rio Juruá apresenta primeiros sinais de vazante, diz Corpo de Bombeiros

De acordo com o comandante, a tendência é que o nível do rio continue a baixar em Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, embora Porto Walter ainda esteja em elevação

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Josadac Cavalcante, informou que o nível do Rio Juruá, que permanece estabilizado em 13 metros e 35 centímetros, apresenta agora os primeiros sinais de vazante. Segundo Cavalcante, o monitoramento realizado pela corporação, em parceria com a Defesa Civil Municipal, se estende desde os municípios de Peru, Maréchal Thaumaturgo, Porto Walter e outros na região do Alto Juruá.

“A situação hoje é de estabilização. Ontem, o nível do Rio Juruá já estava nos 13 metros e 36centímetros e, hoje, o nível caiu para 13 metros e 35 centímetros”, afirmou o comandante. Ele ressaltou que o prognóstico para os próximos dias prevê uma quantidade significativa de chuva, entre 10 e 100 milímetros, o que pode influenciar diretamente o nível do rio.

De acordo com o comandante, a tendência é que o nível do rio continue a baixar em Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, embora Porto Walter ainda esteja em elevação devido à água proveniente de Marechal Thaumaturgo. No entanto, o monitoramento dos afluentes maiores, como o Rio Moa, Jurua mirim e Valparaíso, também é de extrema importância, pois a quantidade de água que esses rios carregam pode afetar diretamente o Juruá.

A situação nas cidades vizinhas, como Ipixuna e Irunepe, também é monitorada, pois a quantidade de chuva nessas áreas pode refletir em um aumento do nível do rio em Cruzeiro do Sul. “Se o rio subir em municípios como Ipixuna e Irunepé, a água acaba represando aqui na cidade do Acre”, destacou Cavalcante.

Em relação às famílias atingidas, o comandante informou que 11 bairros de Cruzeiro do Sul estão sendo impactados pelas águas, mas, até o momento, não há famílias removidas. A retirada de famílias só deve ocorrer quando o nível do rio atingir patamares críticos, como aconteceu no ano passado, quando o nível chegou a 13,50 metros e as primeiras famílias solicitaram auxílio para desocupação. O Corpo de Bombeiros permanece em prontidão, preparado para atender qualquer necessidade de resgates ou evacuação, caso necessário.

“Estamos monitorando a situação de perto. Caso o nível do rio continue subindo ou se a situação exigir, estaremos prontos para responder rapidamente e prestar todo o apoio necessário”, finalizou o comandante.

Redação Juruá24horas 

Veja também

O suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e será submetido à audiência de custódia.
A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
Não existem mais publicações para exibir.