Vereador Josafá Vale solicita ação urgente contra avanço da dependência química em espaços públicos de Cruzeiro do Sul

O pedido aguarda encaminhamento oficial e deve ser debatido nas próximas sessões legislativas.

Durante a sessão da Câmara Municipal realizada na terça-feira, 6, o vereador Josafá Vale (União Brasil) apresentou um apelo contundente ao Poder Público para que sejam adotadas medidas urgentes no enfrentamento à crescente presença de pessoas em situação de dependência química nos espaços públicos do centro de Cruzeiro do Sul.

De acordo com o parlamentar, o ofício encaminhado reflete uma demanda direta da população, preocupada com a insegurança gerada por indivíduos que têm ocupado locais como a frente da Lojas e mercados, farmácias e outros locais. 

“A comunidade nos procura diariamente para relatar situações preocupantes: abordagens agressivas, ameaças com armas brancas, consumo de drogas em plena luz do dia, intimidações e até exposição indecente. Mulheres, mães e famílias relatam medo constante, a ponto de evitarem locais públicos como a praça de skate”, afirmou Josafá durante sua fala na tribuna.

O vereador destacou que, embora os envolvidos sejam pessoas adoecidas pela dependência química, muitas vezes elas não têm discernimento suficiente para buscar tratamento por conta própria, o que exige uma atuação mais firme do poder público.

“Defendemos uma ação articulada entre saúde, assistência social e segurança pública. Em casos extremos, inclusive, deve ser considerada a possibilidade de internação compulsória, desde que respeitados os critérios legais, médicos e familiares”, acrescentou.

A proposta de Josafá Vale pede ainda que a Prefeitura, o Ministério Público e os órgãos de segurança se unam em uma força-tarefa para devolver a sensação de segurança e bem-estar à população, ao mesmo tempo em que oferecem alternativas de tratamento e reinserção social às pessoas em situação de rua e dependência química.

O pedido aguarda encaminhamento oficial e deve ser debatido nas próximas sessões legislativas.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

obra foi publicada pela Editora Appris, com distribuição em todo o Brasil, e já está disponível para compra nos sites da editora, Amazon, Magalu e nas principais plataformas de livrarias
A prisão ocorreu na comunidade Vila Santa Luzia, localizada na zona rural do município.
Durante o interrogatório, os menores afirmaram ter adquirido a droga por R$ 2 mil, utilizando recursos do programa social federal “Pé-de-Meia”. Disseram ainda que seria para consumo próprio.
De acordo com Natan, a meta é atingir todas as escolas da rede estadual, mesmo que algumas visitas sejam remanejadas para o ano seguinte.
A formação teve como foco o combate ao trabalho infantil, a profissionalização de adolescentes e a promoção da saúde e segurança no ambiente escolar.
O que era para ser uma travessia tranquila de gapó , termo regional usado para descrever pequenos igarapés ou áreas alagadas na floresta, acabou se transformando em um verdadeiro banho.
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) que Robert Prevost foi eleito papa. Ele escolheu o nome Leão XIV.
O novo papa discursou para uma multidão de fiéis no Vaticano nesta quinta-feira (8)
Não existem mais publicações para exibir.