Bombeiros combatem novo incêndio que devastou 110 hectares no Parque Nacional

Apesar da extensão da destruição, graças a uma atuação estratégica com a criação de aceiros e eliminação dos focos de incêndio, foi possível preservar aproximadamente 55 hectares da área florestal.

A guarnição do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, composta por dois especialistas em combate a incêndios florestais, deslocou-se na manhã deste domingo até a comunidade Novo Recreio, localizada na área de preservação do Parque Nacional da Serra do Divisor. A equipe foi acompanhada por dois agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com o objetivo de conter um novo foco de incêndio florestal, apenas uma semana após o término de um combate de 10 dias em outra área do parque.

Ao chegar no local, foram montadas todas as estratégias necessárias para o início das operações. O incêndio, que já consumia a vegetação há dias, estava concentrado em três pontos distintos, todos de grandes proporções. Contando com o apoio de vários moradores locais, a equipe conseguiu extinguir o fogo no primeiro foco, que já havia devastado cerca de 110 hectares de floresta. Apesar da extensão da destruição, graças a uma atuação estratégica com a criação de aceiros e eliminação dos focos de incêndio, foi possível preservar aproximadamente 55 hectares da área florestal.

As operações continuam neste domingo, com os bombeiros e agentes do ICMBio focando seus esforços em outro dos pontos incendiados, buscando evitar que o fogo se alastre ainda mais pelo Parque Nacional.

jurua24horas

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.