Homem é preso em Cruzeiro do Sul por estupro de mulher com Síndrome de Down e gravação de imagens íntimas

O magistrado responsável pelo caso considerou que, devido à condição cognitiva da vítima, ela não possuía discernimento suficiente para consentir com o ato sexual.

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA), em Cruzeiro do Sul, prendeu um homem de 31 anos condenado pela Justiça por estuprar uma mulher com Síndrome de Down e registrar imagens íntimas dela sem consentimento.

Segundo o delegado titular da DEMPCA, Dr. Renan Santana, o crime ocorreu em maio de 2023, no bairro São José, durante uma confraternização na residência da vítima. Na ocasião, o homem, sob efeito de álcool, levou a vítima para um dos quartos e cometeu o crime, sendo flagrado por familiares da vítima.

O magistrado responsável pelo caso considerou que, devido à condição cognitiva da vítima, ela não possuía discernimento suficiente para consentir com o ato sexual. A vítima apresentava dificuldades de compreensão e comunicação em decorrência da Síndrome de Down.

O criminoso foi condenado a oito anos e seis meses de prisão em regime fechado, além de uma multa. Ele foi preso na noite da última sexta-feira (17) e será apresentado em audiência de custódia, momento em que o Poder Judiciário decidirá sobre sua manutenção na prisão.

O caso ressalta a importância do trabalho da DEMPCA no combate à violência contra pessoas em situação de vulnerabilidade, reforçando o papel da Justiça na proteção dos direitos humanos.

Veja também

Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Os demais passageiros não se feriram.
Não existem mais publicações para exibir.