Macron: exploração de petróleo na foz do Amazonas “não é boa para o clima”

Presidente francês deu declaração após assistir a um vídeo do cacique Raoni Metuktire com um apelo para impedir a exploração da região.

A poucos dias do megaleilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que vai ofertar 47 blocos na foz do Amazonas, além de muitos outros mais em outras bacias, o cacique Raoni Metuktire enviou uma mensagem em vídeo para o presidente da França, Emmanuel Macron. Nela, Raoni pediu ajuda para convencer Lula a não avançar na exploração de petróleo na região.

A mensagem tocou seu destinatário, informam RFiFolha e Estado de Minas. Em entrevista a um programa de TV especial sobre a Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3), em Nice, na França, Macron disse que a exploração de combustíveis fósseis na foz do Amazonas “não é boa para o clima”. Mas evitou criticar Lula, que defende a atividade petrolífera na região.

“Não cabe a mim dar-lhe lições. Não se deve dar o sentimento, quando somos o chefe de Estado de um país, e sobretudo do norte em relação ao sul, de que estamos dando lições. Tentei convencê-lo, e falarei de novo com Lula na COP30, mas acho que há outros projetos alternativos que permitem criar empregos e riqueza”, disse Macron. “Em todo o caso, penso que não é um bom projeto para o clima. Não tem dúvida”, concluiu.

Em seu apelo, o cacique Raoni lembrou que já havia pedido a Lula que desistisse da busca por petróleo e gás fóssil. “Não quero exploração de petróleo no fundo do oceano e na foz dos rios, então me ajude a parar este projeto. Eu disse ao Lula e digo para você também”, afirmou a liderança indígena. “Pedi a Lula impedir este projeto na foz do Amazonas, e agora peço também a você”, insistiu.

Neto de Raoni, o cacique Tau Metuktire levou a mensagem de seu avô a Macron em Nice. Ele participou da entrevista sentado ao lado do presidente francês e pediu ajuda financeira para um projeto em conjunto com a ONG Planète Amazone, de preparação dos jovens para as mudanças climáticas.

Já a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, continua alheia aos apelos de Raoni, de cientistas e de ativistas ambientais e climáticos. Em evento no Rio de Janeiro, a executiva afirmou que “não tem vergonha de produzir petróleo”. E que a petroleira “vai chegar lá” na exploração de combustíveis fósseis na foz do Amazonas, destaca a Folha.

Fabiano Maisonnave lembra na AP que o Brasil acelera projetos de exploração de petróleo e gás fóssil na Amazônia a poucos meses da COP30. Além do leilão da ANP, marcado para 17 de junho, continua a pressão sobre o IBAMA pela licença para a Petrobras perfurar um poço no bloco FZA-M-59, na foz.

A estatal espera realizar o simulado de vazamento de petróleo no bloco 59 em meados de julho. Em tese, seria a última etapa exigida pelo órgão ambiental no processo de licenciamento. Se a autorização for dada, é bem provável a Petrobras esteja perfurando um poço no litoral da Amazônia enquanto a COP30 acontece em Belém.

Com informações Climainfo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Durante a entrevista, o grupo demonstrou gratidão pela acolhida dos moradores da região.
A estimativa é de que cerca de 40 mil pessoas tenham passado pelo Parque de Exposições a cada noite
Petecão ainda agradeceu ao governo federal e à ministra do Planejamento, Simone Tebet, com quem esteve recentemente para tratar do assunto.
Dezesseis dias após o atropelamento que tirou a vida da bacharela em Direito Juliana Chaar, o principal suspeito de conduzir o veículo, Diego Luiz Gois Passo, ainda não se apresentou
O Relatório de Controle Aeroportuário referente ao mês de junho mostra que os aeródromos acreanos registraram 1.004 voos no mês, totalizando 5.030 operações nos seis primeiros meses de 2025.
O projeto de hidroponia da Ufac (Hidrofac), coordenado pelo professor André Luiz Melhorança Filho, foi aprovado e contemplado com R$ 654 mil por emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão (PSD-AC),
A Universidade Federal do Acre (Ufac) publicou nesta segunda-feira, 07, um edital Propeg nº 25/2025, que estabelece critérios para a distribuição de recursos financeiros do Programa de Apoio à Pós-Graduação
Após animar o público de Cruzeiro do Sul na noite de domingo (6), o cantor Eric Land protagonizou um momento divertido e descontraído ao embarcar no jatinho do amigo e
Não existem mais publicações para exibir.