Prefeitura de Jordão traz solução inovadora para a diminuição de resíduos sólidos no município

A proposta da usina é transformar o lixo seco, ou seja, plásticos, metal, papel, vidro, embalagens, etc, em tijolos, telhas e estacas para serem utilizadas dentro do município.

O município de Jordão está prestes a implementar uma solução inovadora para reduzir a poluição na cidade. A ideia do prefeito Naudo Ribeiro busca solucionar a alta quantidade de lixo seco no município, trazendo um sistema de resíduos sólidos que é capaz de extinguir os lixões e aterros sanitários. Com a instalação da usina, será possível transformar os lixos secos em tijolos, telhas, estacas, reduzindo assim, o lixo descartado na natureza, e utilizando os materiais no próprio município.

Com o intuito de garantir um futuro sustentável e saudável para a população de Jordão, será implementada uma Usina de Gestão dos Resíduos Sólidos. Essa nova tecnologia poderá substituir os aterros sanitários e os lixões, fazendo com que a tecnologia trabalhe a favor do meio ambiente.

A nova usina proporcionará diversos benefícios para o município, como: o aumento da eficiência operacional, reduzindo custos e aumentando a capacidade de processamento. Também haverá uma melhoria na qualidade de vida da população, com a diminuição da poluição e o controle de vetores de doenças. Além disso, poderá ser feita a comercialização de materiais recicláveis e o aproveitamento energético de resíduos sólidos.

A proposta da usina é transformar o lixo seco, ou seja, plásticos, metal, papel, vidro, embalagens, etc, em tijolos, telhas e estacas para serem utilizadas dentro do município. Dessa maneira, ocorrerá uma diminuição de 70 a 80% do lixo descartado na natureza, deixando apenas o lixo orgânico ou lixo molhado, que se transformará em adubo e não causará danos ao meio ambiente, diminuindo drasticamente a quantidade de lixo na natureza.

Na reunião para a discussão do projeto, estiveram presentes vários secretários municipais e vereadores, tanto do mandato atual como dos eleitos para o futuro mandato. O projeto recebeu apoio majoritário e o prefeito Naudo foi parabenizado pela ideia e solução que trouxe ao município.

Estiveram presentes também os colaboradores do consórcio intermunicipal de gestão de lixo. Entre eles, Emerson Leão Pereira da Silva, coordenador executivo do consórcio CINCRESO-AC, Afonso da Rocha Júnior, representante do Consórcio CIMVI-SC, que trouxe a tecnologia para o Jordão, e a engenheira ambiental da empresa Americana Soluções, Mariane Souza de Albuquerque, que faz parte da construção da tecnologia que será implementada no município.

Este novo projeto da prefeitura de Jordão demonstra o compromisso com a sustentabilidade e a inovação, visando a melhoria da qualidade de vida da população e o crescimento sustentável do município, usando a tecnologia a favor do meio ambiente e da sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo o deputado, a proposta da Sefaz visa estabelecer a pauta fiscal em R$ 250 por arroba, enquanto o preço real de mercado gira em torno de R$ 220.
De acordo com a vítima, um homem, até então desconhecido, entrou no local e levou o equipamento.
A gestora da escola, Rosane de Souza, afirmou que o evento é uma forma de chamar a atenção não apenas dos alunos, mas de toda a comunidade.
De acordo com o Major Teixeira, aproximadamente 70% do efetivo de rua da Polícia Militar será empregado no policiamento do evento
o prefeito Valdelio Furtado esteve na sede do Sinteac, onde visitou o presidente da entidade, Erivan Ferreira, e aproveitou para conhecer o ponto de atendimento do LabSul
A OBA promove o desenvolvimento científico e nos dá a oportunidade de ver na prática aquilo que aprendemos na teoria.
O animal, que já veio ao mundo sem vida, foi observado pelo médico veterinário e pecuarista Lucas Thaler.
Segundo o levantamento, 57,6% dos domicílios particulares permanentes do estado estão em setores censitários onde não há sequer uma árvore no entorno.
Não existem mais publicações para exibir.