Prefeitura de Jordão traz solução inovadora para a diminuição de resíduos sólidos no município

A proposta da usina é transformar o lixo seco, ou seja, plásticos, metal, papel, vidro, embalagens, etc, em tijolos, telhas e estacas para serem utilizadas dentro do município.

O município de Jordão está prestes a implementar uma solução inovadora para reduzir a poluição na cidade. A ideia do prefeito Naudo Ribeiro busca solucionar a alta quantidade de lixo seco no município, trazendo um sistema de resíduos sólidos que é capaz de extinguir os lixões e aterros sanitários. Com a instalação da usina, será possível transformar os lixos secos em tijolos, telhas, estacas, reduzindo assim, o lixo descartado na natureza, e utilizando os materiais no próprio município.

Com o intuito de garantir um futuro sustentável e saudável para a população de Jordão, será implementada uma Usina de Gestão dos Resíduos Sólidos. Essa nova tecnologia poderá substituir os aterros sanitários e os lixões, fazendo com que a tecnologia trabalhe a favor do meio ambiente.

A nova usina proporcionará diversos benefícios para o município, como: o aumento da eficiência operacional, reduzindo custos e aumentando a capacidade de processamento. Também haverá uma melhoria na qualidade de vida da população, com a diminuição da poluição e o controle de vetores de doenças. Além disso, poderá ser feita a comercialização de materiais recicláveis e o aproveitamento energético de resíduos sólidos.

A proposta da usina é transformar o lixo seco, ou seja, plásticos, metal, papel, vidro, embalagens, etc, em tijolos, telhas e estacas para serem utilizadas dentro do município. Dessa maneira, ocorrerá uma diminuição de 70 a 80% do lixo descartado na natureza, deixando apenas o lixo orgânico ou lixo molhado, que se transformará em adubo e não causará danos ao meio ambiente, diminuindo drasticamente a quantidade de lixo na natureza.

Na reunião para a discussão do projeto, estiveram presentes vários secretários municipais e vereadores, tanto do mandato atual como dos eleitos para o futuro mandato. O projeto recebeu apoio majoritário e o prefeito Naudo foi parabenizado pela ideia e solução que trouxe ao município.

Estiveram presentes também os colaboradores do consórcio intermunicipal de gestão de lixo. Entre eles, Emerson Leão Pereira da Silva, coordenador executivo do consórcio CINCRESO-AC, Afonso da Rocha Júnior, representante do Consórcio CIMVI-SC, que trouxe a tecnologia para o Jordão, e a engenheira ambiental da empresa Americana Soluções, Mariane Souza de Albuquerque, que faz parte da construção da tecnologia que será implementada no município.

Este novo projeto da prefeitura de Jordão demonstra o compromisso com a sustentabilidade e a inovação, visando a melhoria da qualidade de vida da população e o crescimento sustentável do município, usando a tecnologia a favor do meio ambiente e da sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Para acessar os recursos, é necessário que o município tenha obtido o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Segundo a ministra, o governo federal está atuando intensamente para barrar o avanço do projeto na Câmara dos Deputados.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reafirmou a importância do estado para a política ambiental do país e compartilhou reflexões sobre sua trajetória e as
No Sul, a expectativa é de mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos a partir de quinta-feira (29/5), quando aumentará também a condição para geada ampla em áreas dos
Os interessados devem se inscrever online no site da banca examinadora do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A justificativa não foi divulgada oficialmente, mas o motivo por trás da decisão parece ser político
O evento, que reuniu representantes nacionais e internacionais para discutir políticas ambientais voltadas às florestas tropicais, foi momentaneamente interrompido por manifestantes ligados a movimentos sociais e ambientalistas.
Após esconder as peças no bolso, o homem deixa o local tranquilamente.
Não existem mais publicações para exibir.