Programa Saúde na Floresta realiza mais de 800 atendimentos e Cruzeiro do Sul e Tarauacá 

No último sábado (16), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Assistência Social e Direitos

No último sábado (16), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), realizou a segunda edição do Programa Saúde na Floresta (PSF), aos moradores do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório (Ceferg), entre os municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

O PSF  é uma iniciativa que oferece serviços de saúde, educação ambiental e informações sobre conservação e preservação para comunidades que vivem em Unidades de Conservação Estaduais (UCs). O programa busca atender as necessidades regionais oferecendo serviços de saúde, como: consultas com médicos clínicos gerais e pediatras, realização de testes rápidos, atendimento de enfermagem e farmacêutico, mediante receita médica, etc. 

Através da ação integrada, o programa realizou cerca de 898 atendimentos em Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Além dos serviços de saúde, também foram oferecidos serviços de assistência social, por meio do acolhimento às famílias e orientações sobre o Cadastro Único (CadÚnico), o Bolsa Família e sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), foi possível alcançar 260 pessoas.

A moradora Maria das Graças Bezerra da Silva, de 65 anos, mãe de 8 filhos, chegou com parte da família e expressou a satisfação pelo serviço na comunidade onde vive desde quando nasceu. “Quando eu fiquei sabendo que teria essa ação fiquei muito feliz e disse: vou lá! Estou gostando muito do atendimento, ganhamos até presente e eu quero que voltem mais vezes.”

Além de atividades e jogos ambientais para ensinar as crianças, elas também se divertiram com os mais de 200 presentes distribuídos. Ainda durante o evento, foi realizada a doação de 1.500 peças de roupas, por meio do Vestuário Social e a doação de 10 mil mudas de plantas de espécies frutíferas e florestais para aproximadamente 200 famílias.

“O governo do Estado tem priorizado esses mutirões de atendimentos nas localidades mais distantes do estado e nós temos esse projeto que é o Saúde na Floresta e é realizado por meio de várias parcerias, onde a gente trás para as nossas unidades dentro da floresta esses atendimentos para as pessoas do entorno e dos complexos das florestas mais próximas”, ressaltou Renata Souza, secretária adjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

A coordenadora do departamento da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh) no Juruá, Carem Carvalho, destaca a importância dessa ação para o desenvolvimento das comunidades rurais nos municípios.“Estamos aqui representando a nossa secretária e vice-governadora Mailza Assis e é um momento muito importante, onde a saúde e a educação ambiental estão sendo implementadas e também as políticas públicas de assistência social e direitos humanos estão sendo executadas aqui”, conclui.

Redação Jurua24horas 

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.