O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou investimentos no valor de R$ 56,7 milhões para conectar escolas públicas de estados das regiões Norte e Nordeste, incluindo o Acre. A iniciativa faz parte do programa BNDES Fust – Escolas Conectadas, em parceria com os Ministérios das Comunicações e da Educação, e beneficiará 1.396 instituições de ensino, sendo 526 delas localizadas no Acre e no Amazonas.
Os recursos, provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), não são reembolsáveis e foram destinados a empresas selecionadas por chamada pública em agosto deste ano. No caso do Acre, a empresa Norte Brasil Network será responsável pela implantação e manutenção da infraestrutura de internet nas escolas atendidas.
A ação, que integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), tem como objetivo levar conectividade de qualidade às escolas públicas, promovendo inclusão digital e igualdade de acesso à tecnologia. A medida busca suprir as lacunas de conectividade na educação básica, especialmente em regiões remotas, como as escolas ribeirinhas da Amazônia.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou a importância do programa: “A conectividade é tão fundamental quanto a luz no século XXI. Queremos garantir que os estudantes da rede pública tenham as mesmas condições de acesso à internet que os das escolas particulares”.
Segundo o Ministério da Educação, 88% das escolas públicas do Brasil afirmam ter algum tipo de conexão com a internet. No entanto, a qualidade e o uso dessa conectividade variam amplamente. O programa prevê investimentos de R$ 6,5 bilhões até 2026, dentro do eixo de Inclusão Digital e Conectividade do novo PAC, para melhorar a infraestrutura digital e assegurar um acesso significativo para uso pedagógico.
Com o projeto Escolas Conectadas, o Acre dá mais um passo para reduzir desigualdades regionais e proporcionar aos seus estudantes melhores condições de aprendizado, promovendo transformação digital e equidade na educação pública.
JURUA24HORAS