Câmara de Mâncio Lima amplia licença-maternidade para 180 dias

As servidoras que já estiverem em licença-maternidade na data de publicação da lei também serão beneficiadas.

A Câmara de Vereadores de Mâncio Lima, no interior do Acre, aprovou e promulgou nesta quarta-feira, 14, a Lei nº 575/2025, que amplia o período da licença-maternidade para as servidoras públicas municipais de 120 para 180 dias. A medida passa a valer imediatamente. O acréscimo de 60 dias também se aplica aos casos de adoção de crianças com até dois anos de idade.

A norma determina que, durante o período da licença, a servidora não poderá exercer nenhuma atividade remunerada nem manter a criança em creche ou instituição similar, medida considerada falta grave. No entanto, há uma exceção: nos últimos 20 dias da licença, será permitido o início da adaptação da criança ao ambiente escolar.

As servidoras que já estiverem em licença-maternidade na data de publicação da lei também serão beneficiadas. O texto garante o acréscimo de 60 dias, contados a partir do fim do período anteriormente concedido.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A ação aconteceu após uma denúncia anônima feita por meio da Linha Direta,
Lei Complementar nº 492, sancionada pelo governador Gladson Cameli, modifica a organização administrativa, cria novos cargos comissionados e redefine funções de confiança no Judiciário estadual.
Estudo não diferencia feminicídios e considera as mortes violentas em geral. Mais de 80% das vítimas eram mulheres negras.
Verbas serão destinadas a ações emergenciais de resposta em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Feijó, Tarauacá, Plácido de Castro e Marechal Thaumaturgo.
Notificações visam apurar cobranças indevidas realizadas por entidades sem autorização dos beneficiários
Relatório da Rede MapBiomas aponta queda de 32,4% no desflorestamento em 2024; Cerrado lidera perda de vegetação nativa e Acre é o único estado com aumento

Começa nesta quinta-feira (15) a primeira etapa da matrícula institucional dos candidatos convocados na quarta chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2025 para os cursos de graduação da Universidade

A lista contempla os classificados nos Testes de Aptidão Física (TAF) e de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA), realizados no dia 7 de maio.
Não existem mais publicações para exibir.