Presidente do Irã Ebrahim Raisi morre em queda de helicóptero

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, informou a TV estatal do Irã nesta segunda-feira (20). Raisi, 63 anos, seu ministro das Relações

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, informou a TV estatal do Irã nesta segunda-feira (20).

Raisi, 63 anos, seu ministro das Relações Exteriores e outros passageiros foram encontrados mortos depois que as equipes de resgate descobriram o local da queda do helicóptero na manhã de segunda-feira.

A agência de notícias estatal Mehr informou que “todos os passageiros do helicóptero que transportava o presidente iraniano e o ministro das Relações Exteriores foram martirizados”.

Um alto funcionário iraniano também disse à agências que Raisi habia morrido nos destroços. “O presidente, o ministro das Relações Exteriores e todos os passageiros do helicóptero morreram no acidente”, disse o alto funcionário iraniano.

O helicóptero de Raisi foi encontrado na madrugada de segunda-feira em uma área montanhosa, cerca de 12 horas depois de cair em condições climáticas adversas.

Raisi estava voltando para casa com o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e autoridades estaduais locais em meio a nuvens pesadas e neblina densa, depois de viajar ao país vizinho, Azerbaijão, para abrir uma nova barragem com o presidente Ilham Aliyev.

A mídia estatal informou inicialmente que a aeronave havia sofrido um “pouso forçado” e que os esforços iniciais de resgate foram frustrados devido ao forte vento e neblina e ao terreno acidentado e implacável da região.

Raisi voava em um helicóptero Bell 212 fabricado nos EUA no momento do acidente, informou a mídia estatal. A agência de notícias oficial do Irã, INRA, disse que Raisi viajava em um comboio de helicópteros quando um deles caiu perto da cidade de Jolfa, cerca de 600 quilômetros a noroeste de Teerã.

As primeiras imagens do local do acidente mostraram destroços espalhados e peças soltas do helicóptero, de acordo com o New York Times.

Com a morte de Raisi, todos os olhos se voltaram para o que isso poderia significar para o governo do Irã. Segundo a lei iraniana, o primeiro vice-presidente do país, Mohammad Mokhber, assumiria o cargo de presidente por um período de prisão de 50 dias, período em que deverá ser realizada uma eleição para escolher o sucessor de Raisi.

Com a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi numa queda de helicóptero neste domingo (19), o primeiro-vice-presidente Mohammad Mokhber é quem deve assumir o cargo.

A sucessão, entretanto, só ocorre com a aprovação do líder supremo, Ali Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos de Estado.

Por IstoÉ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de 3 mil estudantes do ensino médio participaram das atividades, que envolveram provas de lógica, tecnologia, conhecimentos gerais, desafios digitais e campeonatos de games, promovendo o raciocínio, a criatividade
O aviso, válido até as 10h da segunda-feira (16), aponta chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem chegar de 40 a
A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Federal (PF) e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para confirmar as prisões mencionadas.
O número de mortos subiu para 10, segundo informações da mídia local e dos serviços de emergência.
O ICMBio reafirmou que continuará atuando com rigor, em parceria com órgãos de segurança e justiça, para garantir a proteção da reserva e combater qualquer prática ilegal na região.
Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo desde 2008, Davi construiu sua carreira pautado pela ética, profissionalismo e compromisso com a verdade.
Os interessados poderão apresentar seus recursos entre 8h do dia 16 até às 21h59 do dia 17 de junho, pelo link disponibilizado no site da banca.
Não existem mais publicações para exibir.