Caixa tem prejuízo de R$ 1 milhão com fraudes em empréstimos consignados

Segundo o MPF, os envolvidos serão processados por crimes como associação criminosa, estelionato majorado, falsificação de documentos e inserção de dados falsos em sistemas oficiais, com penas de até 32

O Ministério Público Federal no Amaá anunciou nesta quarta-feira (19) ter apresentado denúncia à justiça contra 10 pessoas envolvidas em um esquema de fraude que lesou a Caixa Econômica Federal em mais de R$ 1 milhão. O grupo criminoso utilizava dados de servidores públicos para contratar empréstimos consignados de forma fraudulenta, causando prejuízos também a outras instituições financeiras.
Segundo o MPF, os envolvidos serão processados por crimes como associação criminosa, estelionato majorado, falsificação de documentos e inserção de dados falsos em sistemas oficiais, com penas de até 32 anos de prisão.

A investigação foi iniciada em 2017 e culminou na Operação Bonecos. A organização criminosa contava com a participação de servidores da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda no Amapá. Eles manipulavam cadastros no sistema de gestão de pessoas e criavam senhas irregulares para viabilizar as fraudes.
A quadrilha envolvia a seleção de servidores com margem consignável disponível, a falsificação de documentos e a solicitação indevida dos empréstimos.
Para concluir a fraude, o grupo recrutava pessoas, conhecidas como “bonecos”, que se passavam pelos titulares das contas e realizavam os saques e transferências do dinheiro obtido ilicitamente.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ao ser questionado sobre o preço do ovo e do café, presidente declarou que quer ‘baixar os preços de todos os alimentos’ e ‘fazer com que o preço volte aos
O alimento chegou ao nível mais caro em pelo menos 22 meses.
Os municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima ficaram no escuro das 22h50 às 23h30.
O crime ocorreu no momento em que o gerente do estabelecimento fechava o caixa.
Equipe de segurança descobre plano de fuga e realiza revista geral no Bloco 7.
O texto será enviado ao Senado.
À noite, as nuvens diminuem e a chuva deve cessar.
A Polícia Civil já está investigando o caso e utiliza imagens das câmeras de segurança para tentar identificar e prender os responsáveis pelo crime.
Não existem mais publicações para exibir.