Decreto de Lula muda regras do Bolsa Família para evitar fraudes e restringe acesso

Governo corta R$ 7,7 bilhões do Bolsa Família e amplia Auxílio-Gás

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na última sexta-feira (21), o Decreto nº 12.417, que altera regras do Programa Bolsa Família com o objetivo de coibir fraudes e aprimorar os critérios de acesso ao benefício, especialmente para famílias formadas por uma única pessoa.

Entre as mudanças, o texto determina que famílias unipessoais (aquelas compostas por apenas um integrante) só poderão entrar no programa após passarem por entrevista presencial feita em domicílio.

Quem já recebe o benefício, mas não passou por essa checagem, poderá ser excluído — salvo exceções que serão definidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Além disso, o decreto autoriza o ministério a estabelecer um limite máximo de beneficiários unipessoais, como forma de evitar distorções no Cadastro Único (CadÚnico), sistema usado para acesso a diversos programas sociais do governo.

Regra de proteção

Governo corta R$ 7,7 bilhões do Bolsa Família e amplia Auxílio-Gás

O decreto também trata da chamada “regra de proteção”, que permite que famílias continuem recebendo o Bolsa Família mesmo após aumento de renda, desde que ainda estejam em situação de vulnerabilidade.

Segundo o novo texto, essas famílias poderão permanecer no programa por um período determinado — que será estabelecido em ato do ministério — e, caso tenham o benefício suspenso após esse prazo, terão prioridade para retornar ao programa em até 36 meses.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O projeto é voltado para casais em situação de vulnerabilidade econômica, o período de inscrições ocorrerá de 23 de junho a 11 de julho, no Cartório de Mâncio Lima, localizado
Os dados mostram que os homens corresponderam a 55,9% do total de pessoas reconhecidas como refugiadas em 2024 no Brasil, enquanto as mulheres representaram 43,9%.
Além dos estrangeiros, muitos brasileiros procuram o Acre como destino turístico, como é o caso de Marcus Kaschner, que atua com produtos audiovisuais para empresas.
O resultado é reflexo da parceria entre o Sebrae no Acre, a Junta Comercial do Estado (Juceac), o Governo do Estado e as prefeituras municipais
Todos os envolvidos foram conduzidos ao 69º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde o caso foi registrado e está sob investigação da autoridade policial competente.
O calendário de pagamentos segue até o dia 29 de dezembro de 2025.
O mutirão faz parte de um cronograma que leva melhorias diretamente aos bairros, promovendo mais qualidade de vida para a população.
Alan Rick tem atuado no Congresso Nacional para ampliar o apoio às pessoas que convivem com doenças raras, por meio de projetos de lei voltados ao diagnóstico precoce
Não existem mais publicações para exibir.