Decreto de Lula muda regras do Bolsa Família para evitar fraudes e restringe acesso

Governo corta R$ 7,7 bilhões do Bolsa Família e amplia Auxílio-Gás

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na última sexta-feira (21), o Decreto nº 12.417, que altera regras do Programa Bolsa Família com o objetivo de coibir fraudes e aprimorar os critérios de acesso ao benefício, especialmente para famílias formadas por uma única pessoa.

Entre as mudanças, o texto determina que famílias unipessoais (aquelas compostas por apenas um integrante) só poderão entrar no programa após passarem por entrevista presencial feita em domicílio.

Quem já recebe o benefício, mas não passou por essa checagem, poderá ser excluído — salvo exceções que serão definidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Além disso, o decreto autoriza o ministério a estabelecer um limite máximo de beneficiários unipessoais, como forma de evitar distorções no Cadastro Único (CadÚnico), sistema usado para acesso a diversos programas sociais do governo.

Regra de proteção

Governo corta R$ 7,7 bilhões do Bolsa Família e amplia Auxílio-Gás

O decreto também trata da chamada “regra de proteção”, que permite que famílias continuem recebendo o Bolsa Família mesmo após aumento de renda, desde que ainda estejam em situação de vulnerabilidade.

Segundo o novo texto, essas famílias poderão permanecer no programa por um período determinado — que será estabelecido em ato do ministério — e, caso tenham o benefício suspenso após esse prazo, terão prioridade para retornar ao programa em até 36 meses.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Neste mês de março, completa cinco anos desde que a pandemia foi decretada pelo Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Instituto, numa análise detalhada, os peritos concluíram que não se tratava de uma ossada humana, mas sim de um cachorro, possivelmente.
Os ventos serão predominantemente fracos a calmos, com rajadas moderadas, soprando do norte e com variações de noroeste e nordeste.
Os cinco municípios acreanos contemplados são Feijó, Manoel Urbano, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá.
resultado do edital está previsto para 8 de abril.
Seleção Brasileira disputa clássico na Argentina em busca de aproximação da vaga na Copa do Mundo de 2026
O ex-presidente está entre os implicados.
Os dados são do Portal O Tempo Aqui.
Não existem mais publicações para exibir.