Enem: prazo para recurso de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Os resultados finais com a análise dos recursos serão conhecidos a partir da próxima terça-feira (22).

Foto: JOSE CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

As pessoas que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 negado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem até 23h59 desta sexta-feira (16) para entrar com o recurso contra a decisão.

O mesmo prazo vale para os candidatos do Enem de 2024, que tiveram a justificativa de ausência nas provas reprovada pelo Inep.

interposição dos recursos tanto para a isenção da taxa de inscrição quanto para a recusa da justificativa de ausência na última edição, devem ser feita, exclusivamente, na Página do Participantedo Enem.

O Ministério da Educação (MEC) e o Inep disponibilizaram os resultados provisórios relativos às duas situações na última segunda-feira (12).

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Como entrar com recurso

Para entrar com recurso da justificativa de ausência e do pedido de isenção da inscrição, é preciso enviar nova documentação.

Em toda a documentação apresentada deverá constar o nome completo. As declarações devem estar datadas e assinadas. Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 megabytes (MB).

Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos, por exemplo, por pais ou responsáveis dos participantes.

No caso de recurso da isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025, o participante deve enviar nova documentação que comprove uma das situações definidas pelo MEC.

·    matriculadas na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;

·   que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em unidade de ensino privada;

·   em situação de vulnerabilidade socioeconômica e Integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), e com renda familiar de até três salários mínimos ou per capita de até meio salário mínimo;

·  participantes do Programa Federal Pé-de-Meia.

Veja aqui a documentação aceita para entrar com o recurso para tentar fazer o Enem de graça neste ano.

Conforme previsto no edital que trata da isenção e da justificativa de ausência no Enem, se for constatado que o participante declarou informações falsas ou inexatas, conseguindo uma isenção indevida, ele será eliminado do exame, a qualquer tempo, e deverá ressarcir à União os custos referentes à taxa de inscrição, podendo ainda responder por crime contra a fé pública.

E para entrar com recurso da justificativa de ausência às provas de 2024, o candidato faltoso pode ter passado por situações como internação/repouso médico ou odontológico; assalto, furto; acidente de trânsito; ou morte na família, entre outras. As demais situações e a documentação admitida podem ser consultadas aqui.

Resultados

Os resultados finais com a análise dos recursos serão conhecidos a partir da próxima terça-feira (22).

O candidato que tiver o pedido do recurso negado em definitivo deverá pagar a taxa para se inscrever no exame de 2025 entre 26 de maio e 6 de junho . As provas desta edição estão agendadas para os domingos, dias 9 e 16 de novembro. As datas definidas foram anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) na sexta-feira (9).

Por Agência Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A iniciativa levou alegria e acolhimento às famílias da região, reforçando os laços comunitários e o compromisso com a valorização das mulheres do campo.
A ação faz parte das atividades do Ministério Público voltadas ao acompanhamento e fortalecimento de iniciativas ambientais na região
A umidade relativa do ar permanece elevada, com índices entre 60% e 70% durante a tarde e podendo atingir 100% nas primeiras horas do dia.
As autoridades seguem em alerta, e qualquer nova ocorrência será comunicada pelos canais oficiais de defesa civil do país.
Durante as buscas, cerca de um quilômetro do local do crime, os policiais encontraram um homem em atitude suspeita.
Ao ter o número sorteado, Sirleia não conteve a emoção. Com lágrimas nos olhos, ela subiu ao palco e recebeu o fogão com gratidão.
A celebração, que reuniu mais de 7 mil mães no Complexo Esportivo do bairro Aeroporto Velho, foi organizada em uma parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, o Governo
A medida foi publicada na edição desta sexta-feira, 16 de maio, do Diário Oficial do Estado do Acre.
Não existem mais publicações para exibir.