Janeiro Roxo: Aposentado relembra a luta contra a hanseníase; ‘fui muito discriminado’

A campanha “Janeiro Roxo” traz a luz da sociedade o alerta para a população sobre os principais sinais e sintomas da hanseníase. Além disso, a proposta visa desmistificar preconceitos relativos

A campanha “Janeiro Roxo” traz a luz da sociedade o alerta para a população sobre os principais sinais e sintomas da hanseníase. Além disso, a proposta visa desmistificar preconceitos relativos a doença, uma vez que os pacientes acometidos por ela, se realizado o tratamento correto, podem levar uma vida normal e saudável sem risco de transmissão.

A equipe do jornal Juruá24HORAS conversou com o ex-hanseniano, aposentado Nilo Ferreira da Silva, 73 anos, que passou por vários processos ao ser diagnosticado com a doença.

Nilo recebeu seu diagnostico aos 20 anos de idade. Ainda jovem, foi para a Casa de Acolhida Souza Araújo, que fica na BR-364, em Rio Branco, destinada para o tratamento de pessoas com hanseníase. Após 8 anos na Colônia, o aposentado voltou para o seio familiar.

“Meu pai nunca me abandonou. Fiquei longe da família quando estava na Colônia. Depois, quando saí, não voltei mais. Terminei meu tratamento em casa mesmo, fazendo a dieta, hoje ainda faço e hoje vivo bem”, relembra.

Segundo Nilo, durante a sua vida deve que enfrentar muitos preconceitos. “Não é fácil ser discriminado por muita gente, ver as pessoas não chegarem perto porque tinham preconceito. E hoje não tem mais isso. Acabou. Graças a Deus”, afirmou.

Além de Nilo, um tio que morreu com mais de 70 anos também adquiriu a doença na família. O aposentado tem dois filhos e um neto e leva uma vida normal.

Redação Juruá24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Civil e pela Polícia Militar após agredir a própria esposa e matar um animal de estimação na frente dos filhos pequenos.
Dentre os números, 17 crianças estão internadas com síndromes respiratórias agudas graves na UTI pediátrica e 50 ocupam os leitos clínicos. Médica explica sintomas e formas de prevenção.

De quinta-feira, 17, a segunda-feira, 21, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) funcionará apenas em regime de plantão, em razão dos feriados da Semana Santa e Dia de

Um agricultor identificado apenas pela inicial A, de 47 anos, foi preso nesta quarta-feira, 16, pela Polícia Civil, no Ramal do Batoque, em Mâncio Lima, acusado de estuprar a sobrinha,

A iniciativa foi recebida com alegria pelos servidores, que agradeceram o carinho e a lembrança antecipada da data, que simboliza o renascimento e a união.
O laudo final será fundamental para subsidiar as autoridades competentes e também contribuir com ações de prevenção para evitar novos casos semelhantes.
Estrada que liga os municípios de Guajará (AM) e Cruzeiro do Sul (AC), nas proximidades da entrada da estrada do Gama.
Agentes empresariais visitam MEI’s, ME e EPP para identificar pontos de melhoria e propor soluções
Não existem mais publicações para exibir.