Leão XIV fala sobre IA, jornalistas presos e fim de ideologias em reunião

Em seguida, Leão se direcionou aos profissionais falando sobre aqueles presos por exercerem a profissão de jornalista e disse que a imprensa livre deve ser defendida.

REUTERS/MASSIMO VALICCHIA/NURPHOTO/PROIBIDA REPRODUÇÃO

O papa Leão XIV se apresentou aos jornalistas do mundo todo nesta segunda-feira (12) pela manhã, no Vaticano. A audiência começou por volta das 6h (horário de Brasília), 11h no horário local, na sala Paulo VI.

Ao entrar na audiência, o novo pontífice foi aplaudido de pé pelos presentes e no início da fala brincou de forma descontraída que as palmas deveriam ser somente ao fim do discurso.

Em seguida, Leão se direcionou aos profissionais falando sobre aqueles presos por exercerem a profissão de jornalista e disse que a imprensa livre deve ser defendida.

“O sofrimento destes jornalistas presos diz respeito à consciência das nações e a comunidade internacional, chamando a todos para guardar o bem precioso da liberdade de imprensa. Obrigado queridos amigos pelo seu serviço à verdade”, disse ele.

Leão XIV pediu também o fim de uma polarizada “guerra de palavras” feita de ataques partidários e ideológicos, e que não se dê espaço ao fanatismo e ao ódio.

Ele acrescentou que a inteligência artificial deve ser usada com “responsabilidade e discernimento”.

Ao final da declaração, o pontífice abençoou os profissionais presentes e desceu para cumprimentá-los um por um, apertando as mãos dos jornalistas, recebendo presentes e posando para fotos.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A umidade relativa do ar deve apresentar índices mínimos entre 30% e 40% durante a tarde, podendo atingir máximas entre 80% e 90% nas primeiras horas do dia.
Com o acordo, as tarifas dos EUA sobre as importações chinesas cairão de 145% para 30%.
Armas de fogo ou simulacros estiveram presentes em 39% das ocorrências, e armas brancas em 10,4%. Celulares foram o principal objeto roubado, em 40,9% dos casos.
O valor coloca o Acre na segunda posição do ranking nacional, atrás apenas de Rondônia, onde o benefício chegou a R$ 4.126,57.
O investimento total será de R$ 3 milhões ao longo de 24 meses, valor que inclui não apenas a compra das 200 bodycams.
O voto foi acompanhado por unanimidade pelos demais desembargadores.
Depois de a liminar ser negada, a defesa do aposentado recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Também estão entre os principais desafios atualmente enfrentados pelos jovens a depressão e a ansiedade (48%) e a pressão estética (32%).
Não existem mais publicações para exibir.