Oposição avalia recorrer ao STF por CPMI do INSS

A oposição trabalha nas duas frentes, uma CPI exclusiva da Câmara, que já tem o mínimo necessário, e uma CPI mista de deputados e senadores para evitar eventuais contratempos políticos

O Senado já possui o número mínimo de 27 assinaturas colhidas para abrir uma Comissão Parlamentar Mista para investigar a fraude do INSS e avalia ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso haja resistência da cúpula do Congresso.

“Já temos 30 assinaturas, três a mais que o mínimo necessário”, afirmou a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que ficou responsável na oposição por coletar os apoios dentre os senadores. Ela também disse que na Câmara já havia até a noite de ontem 130 assinaturas das 171 necessárias.

A oposição trabalha nas duas frentes, uma CPI exclusiva da Câmara, que já tem o mínimo necessário, e uma CPI mista de deputados e senadores para evitar eventuais contratempos políticos caso.

A estratégia agora é a de tentar convencer o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ou do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a instalarem as CPIs.

Caso isso não ocorra, já se cogita um eventual recurso ao STF para obrigá-los a instalar. O expediente foi usado pela oposição ao então presidente Jair Bolsonaro (PL) para forçar o Senado a instalar a CPI da Covid.

Na época, um dos principais articuladores do movimento foi o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), atual líder do governo no Congresso.

O STF entendeu que não havia possibilidade de juízo de conveniência por parte do presidente do Senado em relação à instalação de CPIs, bastando que fossem preenchidos os requisitos constitucionais: apoio de um terço dos senadores, fato determinado e prazo de trabalho.

Por CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Uma pesquisa da Nexus mostrou que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho, número que chega a 76% entre jovens de 16 a 24 anos.
Orçado em mais de R$ 10 milhões, estima-se que o projeto alcance, até o final de 2025, mais de 150 famílias e 1.500 pessoas.
O subcomandante da PM no Vale do Juruá, capitão Thales Campos, disse que uma equipe foi enviada para a vila logo após a denúncia para garantir a segurança do casal.
Esses números, referentes ao primeiro trimestre deste ano, não consideram os 4,3 milhões trabalhadores domésticos sem carteira assinada, os 2,8 milhões de trabalhadores do setor público sem carteira nem os
A previsão indica que o céu ficará predominantemente nublado, com aberturas de sol ao longo do dia.
Com abertura do DJ Jonathan Nascimento e do cantor Bruno Barros, o show seguiu com as atrações nacionais, a banda Rabo de Vaca e o cantor Alanzim Coreano.
O setor registrou o maior faturamento da série histórica para o período, somando R$ 16,5 bilhões.
O número representa uma variação positiva de 0,32% em relação ao mês anterior.
Não existem mais publicações para exibir.