O tradicional evento do município de Marechal Thaumaturgo, o Novenário de São Sebastião, inicia amanhã, sábado, 11, e prossegue até o dia 20 de janeiro. Comemorado desde 1994, a tradição reúne milhares de fiéis das comunidades próximas do rio Juruá, visitantes e comerciantes. A cidade de Marechal fica aquecida com tanta movimentação e fé pelas nove noites e nove dias de atividades do Novenário.
O Novenário em honra a São Sebastião é uma tradição do município desde 1944, quando o Município de Marechal Thaumaturgo era o Distrito Thaumaturgo, e ainda era uma comunidade de Cruzeiro do Sul (Segundo o Decreto-Lei Estadual de Nº. 6163, de 31 de Dezembro de 1943). São Sebastião foi definido como Padroeiro do município, e agora, em 2025, o Novenário está em sua 81º edição homenageando o Santo.
São Sebastião foi um soldado romano que foi martirizado, não uma, mas duas vezes, por professar a sua fé em Jesus Cristo. Em um período em que o Império Romano perseguia e matava os cristãos, Sebastião se tornou um soldado que aliviava o sentimento de medo dos cristãos que haviam sido presos pelo Império Romano e seriam mortos, além de ter secretamente convertido muitos pagãos ao cristianismo.
Pela primeira vez, o maior evento da Região do Juruá irá comemorar o Novenário com um padre oficial da cidade de Marechal Thaumaturgo, o Padre Orlando, que se torna o padre interino da cidade. Além disso, a sub-paróquia São Sebastião, torna-se oficialmente Paróquia São Sebastião, de acordo com as normas do Vaticano. O ano de 2025 reserva muitas bênçãos para os católicos com tantas mudanças logo no início.
Em entrevista, o padre Orlando relata sua felicidade em se tornar o padre oficial da cidade. “O padre na comunidade, a comunidade é mais feliz. Então as famílias, não é que elas não eram abençoadas, mas com o sacerdote, a bênção vai chegar em todas as famílias.”
Ao ser questionado sobre os boatos de que o Bispo Dom Flávio Giovanale comparecerá a este marco histórico da cidade de Marechal Thaumaturgo, o Padre confirma a presença dele. “Olha, Dom Flávio, você pode esperar tudo, porque ele não tem barreiras. Eu acredito que sim [que ele irá comparecer], porque historicamente, aqui na cidade, esse momento é um marco para a cidade, e com certeza ele vai estar”, conclui o Padre Orlando.
Redação Juruá24horas