O Rio Juruá, que corta a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, atingiu a marca de 12,42 metros nesta segunda-feira, 26 de fevereiro. Com a cota de alerta estabelecida em 11,80 metros e a cota de transbordo em 13 metros, a cidade está em estado de alerta.
O prefeito Zequinha Lima e todo o seu secretariado, juntamente com a Defesa Civil, estão se preparando para dar suporte às famílias que podem ser afetadas. “Hoje, fizemos uma vistoria com a Defesa Civil e o comandante do Corpo de Bombeiros para ver de perto a situação real dessa subida de 15 centímetros nas últimas 12 horas”, disse o prefeito.
Os moradores expressaram preocupação, temendo uma repetição da enchente de 2021, que foi a maior da história de Cruzeiro do Sul. “É por isso que é importante monitorar e nos antecipar ao problema que pode surgir”, acrescentou o prefeito.
A água que caiu nas cabeceiras do Rio Juruá deve passar pela cidade, o que pode levar a uma subida ainda maior do nível do rio ainda essa semana. As equipes estão em alerta e prontas para intervir, se necessário, para retirar as famílias de suas casas e levá-las para um local seguro.
Em 2021, a cidade adotou o método de usar escolas como abrigos seguros, um método que será repetido em 2024, se necessário. “O melhor local seguro que encontramos são exatamente as nossas escolas”, concluiu o prefeito.
jurua24horas