Segunda Maior Cheia: Porto Walter em Estado de Emergência devido à Cheia do Rio Juruá

Porto Walter é um dos 19 municípios acreanos que decretaram situação de emergência em decorrência da cheia.

No município de Porto Walter, localizado no estado do Acre, uma crise se instaurou devido ao aumento significativo do nível do Rio Juruá. No domingo (3), às 6 horas da manhã, o rio atingiu a marca alarmante de 12,28 metros, mantendo-se estável até a última atualização às 15 horas da tarde. Esta é considerada a segunda maior cheia registrada na história do município.

Porto Walter é um dos 19 municípios acreanos que decretaram situação de emergência em decorrência da cheia. O Rio Juruá, que corta a cidade, já apresentava uma medição de 12,09 metros no sábado, na medição das 12h, ultrapassando a cota de transbordo que é de 10,70 metros. Com a crescente inundação, quatro abrigos foram estabelecidos na cidade para acolher os desabrigados e desalojados.

Manoel Coelho, coordenador da Defesa Civil Municipal, destacou a gravidade da situação: “Estamos com o apoio do governo, por meio da Defesa Civil Estadual. A situação aqui é crítica, com 90% das comunidades rurais já afetadas pelas águas, e o impacto já se estende à área urbana. Estamos trabalhando incansavelmente para fornecer assistência a todos. Mais de 1,4 mil famílias foram atingidas, tornando esta uma cheia histórica”.

A elevação do nível do Rio Juruá tem gerado consequências devastadoras, afetando não apenas residências, mas também  estabelecimentos comerciais, hotéis e mercados locais. Cinco bairros encontram-se completamente alagados: Floresta, Várzea, Restinga, Maloca e Segundo Distrito.

Redação jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

De acordo com o decreto municipal nº 28/2025, a quinta-feira, 17, será ponto facultativo em virtude da Quinta-Feira Santa.
A ação segue até quarta-feira em outras igrejas.
A iniciativa foi protocolada nesta segunda-feira, 14, pelo líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), que antecipou a apresentação do requerimento em razão da articulação do governo federal
Durante a capacitação nos Estados Unidos, os militares participaram de treinamentos voltados a ações especiais e de alto risco, com o objetivo de adaptar as técnicas à realidade local.
Os jogos na vila contam com a participação das escolas Antônio Ferreira Gomes, Bráz Melo , Marcílio Nunes Ribeiro, Maria de Nazaré de Santiago e Sete de Setembro.
A motivação do homicídio ainda é desconhecida.
A ação teve como objetivo combater os crimes de roubo e atuar de forma estratégica em áreas com maior incidência de criminalidade, conforme apontado pela Análise Criminal.
A identidade da vítima ainda não foi divulgada oficialmente.
Não existem mais publicações para exibir.