Procissão dos Navegantes abre Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul

O bispo também explicou que a ideia da procissão fluvial surgiu da própria Colônia de Pescadores e que, com o apoio da Marinha do Brasil, foi possível organizar o evento.

Na tarde desta segunda-feira, 5, a Procissão dos Navegantes deu início a mais uma edição do Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul, no Acre. A procissão partiu da Comunidade São Leopoldo, na Praia Grande, e contou com a participação de barcos da Marinha do Brasil, pescadores e outros devotos, que carregavam a imagem de Nossa Senhora da Glória.

Dom Flávio Giovenalli, Bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, destacou a importância dos rios para a região e para os 12 municípios que compõem a diocese. “Todos eles têm muita importância nos rios. Só lembrar que até o nome da nossa região é Alto Juruá. Então, o Juruá e todos seus afluentes são importantes. Tem muita gente que vive e trabalha na agricultura, na pesca, nos alimenta com seu trabalho. Muita gente que vive, muita gente que faz os transportes das mercadorias. Só pensar agora na preocupação que se tem para Porto Walter e Marechal Thaumaturgo com o rio tão seco. Que até para o abastecimento de coisas essenciais fica muito complicado”, afirmou Dom Flávio.

O bispo também explicou que a ideia da procissão fluvial surgiu da própria Colônia de Pescadores e que, com o apoio da Marinha do Brasil, foi possível organizar o evento. “Este ano foi ainda poucas pessoas. Mas é uma semente que se lança. E, se Deus quiser, nos próximos anos irá crescer bem”, concluiu.

Celene Lourenço, devota de Nossa Senhora, ressaltou a importância deste dia para os fiéis católicos e a emoção de participar da abertura do Novenário de uma forma diferente, com uma barqueata. “A Igreja Católica, a diocese de um modo geral, está resgatando um trabalho antigo que os ribeirinhos faziam, vindo para cá, cada um nos seus barcos, para assistir ao Novenário. As pessoas vinham, traziam porco, galinha, para comerem e também para o leilão de Nossa Senhora da Glória. Então, hoje, a gente relembra tudo isso, é como um filme passando na cabeça da gente”, compartilhou Celene.

Ela também recordou sua infância, quando vinha do seringal para a cidade participar do Novenário, e enfatizou a felicidade com o resgate dessa tradição pela diocese. “Nós cruzeirenses estamos de parabéns com o trabalho da diocese, buscando que os fiéis participem mais, que venham mais para o Novenário de Nossa Senhora da Glória. Eu era uma dessas fiéis, criança ainda, que vinha do seringal para a cidade para participar. A gente vinha, passava a semana do Novenário. Era muito bom, a gente ficava animado”, disse Celene, que mantém a tradição de participar do Novenário até hoje.

A Procissão dos Navegantes marca o início de uma semana de celebrações e atividades religiosas, reforçando a devoção dos fiéis e a importância das tradições culturais na região do Alto Juruá.

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A aplicação será feita pelo Instituto Nosso Rumo, responsável pela organização do certame.
Atualmente morando em Itajaí, Santa Catarina, com a mãe e o irmão, Stephane faz parte da Jordan Dance School, grupo com o qual conquistou a classificação para o campeonato
Desde o ano 2000, a Gol de Placa se tornou referência na formação esportiva e cidadã de crianças e adolescentes no município.
A primeira etapa da obra já foi concluída e está em pleno funcionamento. A segunda etapa também já teve início e segue em execução.
A suspeita é de que as chamas tenham sido causadas por um curto-circuito na parte elétrica do estabelecimento
Criado por Anderson Dutra, professor da zona rural, o projeto já alcança mais de um milhão de visualizações nas redes sociais com vídeos de pescarias, acampamentos e aventuras na Amazônia.
Segundo Delcimar Leite, a implantação do sistema é um passo estratégico para superar os desafios da gestão municipal
A iniciativa faz parte de um investimento do Governo Federal, que destinou R$ 9 milhões para apoiar 858 famílias da reforma agráriaA iniciativa faz parte de um investimento do Governo
Não existem mais publicações para exibir.