Acre lidera ranking nacional de casos de dengue em 2025; mudanças climáticas estão entre as causas

O estado decretou emergência em saúde pública devido à dengue e outras arboviroses no dia 9 de janeiro

O Acre continua liderando o ranking nacional de incidência de casos de dengue, de acordo com o Ministério da Saúde. Em 2024, o estado ficou de fora do pódio, mas a situação mudou em 2025.

Desde o início do ano, o estado ocupa o primeiro lugar em quantidade de casos prováveis da doença por 100 mil habitantes, registrando até o momento 85% do total de casos do ano passado.

Mudanças climáticas estão entre as causas do aumento de casos. Foto: anake/Adobe Stock

Até a última semana epidemiológica, foram registrados 661,3 casos por 100 mil habitantes — o que equivale a 5.824 casos em números absolutos.

O estado decretou emergência em saúde pública devido à dengue e outras arboviroses no dia 9 de janeiro.

O recorde de casos no Acre foi em 2021, com 14.023 registros, mais que o dobro do total de 2024 (6.780).

O portal de notícias R7, da Record, atribuiu o aumento de casos no Acre às mudanças climáticas. “Elas criaram períodos chuvosos e temperaturas elevadas — dois fatores que têm ligação intrínseca com a proliferação do Aedes aegypti — e à rotatividade de diferentes sorotipos da doença”, diz a reportagem.

O Brasil chegou a 152 mortes causadas pela dengue em 2025 nesta quinta-feira (20), com outros 360 óbitos ainda em investigação. Isso representa uma média de três mortes por dia. Desde o começo do ano, 352 mil casos prováveis da doença foram contabilizados em todo o país, com uma taxa de incidência nacional de 169,2 casos por 100 mil habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

De acordo com os dados meteorológicos, de leste a oeste no Estado, a sexta-feira será marcada por tempo quente, com presença de sol e nuvens.
Equipe de Comunicação do Município de Jordão participa do 1º Encontro de Comunicação e Planejamento do Estado, na sede da OAB em Rio Branco.
De acordo com Francisco Valdesir Rodrigo dos Santos, presidente da Associação de Vendedores, a expectativa é movimentar o comércio local com a venda de cerca de 20 toneladas de peixe
Pais de crianças autistas denunciam negativas do INSS e pedem apoio na Câmara de Cruzeiro do Sul.
Eles estavam em uma motocicleta e apresentaram comportamento suspeito ao avistar a viatura, o que motivou a abordagem por parte da equipe policial.
Pesquisador alerta para possíveis transtornos em áreas vulneráveis devido à previsão de chuvas fortes no domingo e segunda-feira.
Vacinas específicas contra o vírus da gripe aviária já foram produzidas e existem estoques de emergência em cerca de 20 países, segundo Mônica.
O líder da direita no país conversou com a CNNna chegada ao Rio Grande do Norte, onde fará visitas a municípios do interior do estado nordestino nesta sexta-feira (11).
Não existem mais publicações para exibir.