Casos suspeitos de dengue disparam quase 200% em 2025 no Acre, revela Saúde

Até 11 de março, o estado registrou 6.904 casos suspeitos da doença, com 2.353 confirmações até o momento.

Foto: Produção 

Os casos prováveis de dengue dispararam 191% no Acre nas primeiras dez semanas de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. As informações constam no mais recente boletim epidemiológico das arboviroses, divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesacre).

Até 11 de março, o estado registrou 6.904 casos suspeitos da doença, com 2.353 confirmações até o momento e três óbitos atestados. No mesmo intervalo de tempo do ano passado, foram 2.369 ocorrências prováveis.

Os sorotipos circulantes de dengue no Acre ainda são o 1 e o 2, diferente de outros estados, como são Paulo, Minas Gerais, Amapá e Paraná, onde já há presença do tipo 3, contra o qual a população ainda não possui anticorpos.

Chikungunya e Zika

O boletim epidemiológico também traz informações sobre Chikungunya e Zika. A primeira enfermidade acometeu 324 acreanos em 2025 (quase 38% a mais que no ano anterior). Dezesseis casos foram confirmados até então, com nenhuma morte.

Já o Zika vírus teve variação positiva de 220% entre as dez primeiras semanas de 2024 e 2025. Foram 93 ocorrências prováveis neste ano, com 10 confirmações e zero óbitos.

Manter ambientes higienizados, sem água parada, ainda é uma das melhores maneiras de se prevenir contra as três doenças, todas transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Tayanara Martins destacou a importância do programa e o investimento significativo realizado, tanto para Cruzeiro do Sul quanto para todo o estado.
O número equivale a 4,9% dos 46,2 milhões de documentos esperados para este ano.
O alerta tem início previsto para esta sexta-feira, 21, às 09h30, e se estende até sábado, 22, às 10h.
Delcimar está em Brasília, onde participa do 2º Encontro Nacional das Mulheres Republicanas, um evento que reúne lideranças femininas do partido de todo o país para debater o fortalecimento da
As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas de 15 a 30 de março de 2025, de forma presencial na sede da SEMA em Rio Branco e no Centro Integrado
A decisão foi fundamentada no Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero.
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) notificou a família, que mostrou um atestado médico de contraindicação à vacina da Covid-19.
Representa 21,4 milhões de vítimas, um aumento de 8,6 pontos percentuais em relação ao último estudo.
Não existem mais publicações para exibir.