A presidente do DETRAN/AC, Tayanara Martins, está em Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira (21) para a entrega de capacetes, coletes e documentos de CNH Social para mototaxistas, motoboys e moradores da Regional do Vale do Juruá. A ação faz parte do programa Motociclista Consciente, uma iniciativa do Governo do Estado do Acre, com o objetivo de promover a segurança no trânsito e reduzir o número de sinistros envolvendo motociclistas.
Tayanara Martins destacou a importância do programa e o investimento significativo realizado, tanto para Cruzeiro do Sul quanto para todo o estado. “Esse é um programa do Governo do Estado, uma determinação do nosso governador. Começou com a entrega dos capacetes para mototaxistas no Teatro dos Náus, e hoje estamos aqui para entregar também os coletes e capacetes para os motoboys, além da CNH Social. A entrega é um investimento alto, que visa melhorar a segurança de todos”, afirmou.
A presidente do DETRAN também ressaltou que o programa Motociclista Consciente surgiu após estudos que comprovaram a vulnerabilidade dos motociclistas no trânsito. “O maior índice de sinistros de trânsito acontece com motociclistas. Sabemos que o único item de segurança que eles possuem é o capacete, e é por isso que implementamos esse programa. Já são 12 mil pessoas beneficiadas, e hoje, as pessoas que foram contempladas no ano passado e ainda estavam finalizando os processos, estão aqui para receber a sua CNH Social”, explicou.
O programa CNH Social é destinado a pessoas de baixa renda, permitindo que elas se habilitem para dirigir sem custos elevados. Tayanara Martins destacou a relevância social dessa ação: “Esse programa tem um grande cunho social, pois atende principalmente à população de baixa renda, e quanto mais pessoas habilitadas nas ruas, mais conseguimos reduzir o número de sinistros de trânsito envolvendo motoristas sem CNH”.
O evento de entrega ocorrerá hoje, sexta-feira (21), às 16h, após o adiamento devido às condições climáticas. A presidente do DETRAN convidou todos os beneficiados a comparecerem ao local para receberem seus documentos e equipamentos de segurança.
Redação Juruá24horas