Indígenas do Acre participam da 8ª Reunião da Comissão Transfronteiriça em Brasília para defender territórios e direitos

A Comissão é fruto de uma articulação iniciada há quatro anos e vem se consolidando como uma rede de colaboração binacional.

Representantes da organização indígena Apiwtxa, do Acre, estão em Brasília participando da 8ª Reunião da Comissão Transfronteiriça Juruá-Yuruá-Alto Tamaya. O encontro reúne lideranças e entidades indígenas e não-indígenas do Brasil e do Peru, com o objetivo de fortalecer a proteção dos povos e territórios localizados em uma das regiões de maior diversidade cultural e biológica da Amazônia.

A Comissão é fruto de uma articulação iniciada há quatro anos e vem se consolidando como uma rede de colaboração binacional. Por meio de diagnósticos e propostas concretas, o grupo atua para garantir os direitos das comunidades que vivem em áreas de fronteira, frequentemente expostas a ameaças como invasões, degradação ambiental e ausência de políticas públicas eficazes.

Nesta edição do encontro, os indígenas estão levando aos ministérios e instituições federais a visão de futuro construída coletivamente pelas comunidades do território transfronteiriço. A proposta é apresentar soluções desenvolvidas a partir da vivência e sabedoria das populações locais, reforçando a importância da escuta ativa e da participação direta nas decisões que afetam seus modos de vida.

Jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil Começa nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra a influenza. A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6

.Já a média nacional foi de 6,12 nos anos iniciais, 5,14 nos anos finais e 4,44 no Ensino Médio.
A missão teve como objetivo recuperar um motor de rabeta que havia naufragado na região.
Dr. Mazinho Maciel, de Cruzeiro do Sul, ganha destaque internacional com atuação na área do autismo
Com o intuito de garantir o funcionamento do serviço, a Seict realizou uma visita técnica no local nesta sexta-feira, 4.
As aulas serão gratuitas e estão previstas para iniciarem na próxima sexta-feira, 11, no período da tarde.
2ª edição da Arte da Floresta impulsiona setor e deve servir de modelo para futuras edições da Expoacre.
Nível do manancial ultrapassou em 75 cm cota de transbordamento de 12 metros neste sábado (5). Cinco famílias estão desabrigadas e quatro foram desalojadas.
Não existem mais publicações para exibir.