Acre tem desempenho abaixo da média nacional na Educação Básica

.Já a média nacional foi de 6,12 nos anos iniciais, 5,14 nos anos finais e 4,44 no Ensino Médio.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados pelo portal Qedu, referentes ao ano de 2023, revelam que o estado do Acre apresenta desempenho educacional inferior à média nacional em diversas etapas da Educação Básica.

No Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) o Acre registrou 6,1 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 4,7 nos anos finais e 3,9 no Ensino Médio. Já a média nacional foi de 6,12 nos anos iniciais, 5,14 nos anos finais e 4,44 no Ensino Médio.

No indicador de aprendizado, que considera a nota padronizada em português e matemática conforme a Prova Saeb, o Acre obteve 6,45 nos anos iniciais, 5,16 nos anos finais e 4,43 no Ensino Médio. As médias nacionais foram de 6,12 nos anos iniciais, 5,14 nos anos finais e 4,44 no Ensino Médio.

Em termos de média de proficiência dos estudantes do Ensino Médio, os alunos do Acre alcançaram 269,17 pontos em Língua Portuguesa e 264,15 pontos em Matemática, segundo os resultados da Prova Saeb de 2023.

Na distorção idade-série, o Acre também apresenta índices acima da média nacional nos anos iniciais e finais. No estado, 17% dos alunos dos anos iniciais estão com dois anos ou mais de atraso escolar, enquanto a média nacional é de 7,5%. Nos anos finais, a taxa acreana é de 27,2%, ante 17,% no Brasil. Já no Ensino Médio, o Acre registra 26,7%, levemente abaixo da média nacional de 19,5%.

Ainda de acordo com os dados, 20% dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no Acre estão em nível insuficiente em Língua Portuguesa. Em 19 municípios do estado, menos de 20% dos alunos do 9º ano atingem nível de aprendizado considerado adequado em Matemática.

A nota geral do Acre no indicador de aprendizado, considerando todas as etapas, é de 6,07.

Em relação às metas do Ideb para os anos iniciais do Ensino Fundamental, sete municípios do Acre não alcançaram a meta projetada de 5,8: Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus, Assis Brasil, Porto Acre, Bujari e Capixaba.

ac24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A Comissão é fruto de uma articulação iniciada há quatro anos e vem se consolidando como uma rede de colaboração binacional.
A missão teve como objetivo recuperar um motor de rabeta que havia naufragado na região.
Dr. Mazinho Maciel, de Cruzeiro do Sul, ganha destaque internacional com atuação na área do autismo
Com o intuito de garantir o funcionamento do serviço, a Seict realizou uma visita técnica no local nesta sexta-feira, 4.
As aulas serão gratuitas e estão previstas para iniciarem na próxima sexta-feira, 11, no período da tarde.
2ª edição da Arte da Floresta impulsiona setor e deve servir de modelo para futuras edições da Expoacre.
Nível do manancial ultrapassou em 75 cm cota de transbordamento de 12 metros neste sábado (5). Cinco famílias estão desabrigadas e quatro foram desalojadas.
Levantamento mostra que 4.363 municípios contam com fibra ótica.
Não existem mais publicações para exibir.