Rio Envira transborda e volta a atingir quatro bairros de Feijó, no interior do Acre

Nível do manancial ultrapassou em 75 cm cota de transbordamento de 12 metros neste sábado (5). Cinco famílias estão desabrigadas e quatro foram desalojadas.

Foto: Defesa Civil de Feijó/divulgação 

O Rio Envira, que banha a cidade de Feijó, no interior do Acre, atingiu 12,75 metros neste sábado (5), ultrapassando a cota de transbordamento (12m) em quase um metro. Segundo a Defesa Civil da cidade, ao menos cinco famílias estão desabrigadas e quatro famílias foram desalojadas, ou seja, levadas para as casas de parentes ou amigos.

As famílias desabrigadas foram encaminhadas para a Escola Toppo Gigio, que foi definida como ponto de acolhimento. “Estão sendo bem cuidadas, com alimentação, treinamentos e palestras”, enfatizou o prefeito da cidade, Railson Ferreira. 

Segundo a Defesa Civil, o manancial segue com tendência de subida, embora sinais de vazante, ou seja, a diminuição no nível das águas, tenham sido identificados em pontos mais próximos da nascente do Envira, rio acima. 

Duas equipes da Defesa Civil estão atuando na assistência à população. Além disso, um carro, dois caminhões e dois barcos devem ser usados na remoção e transporte de pessoas e bens, incluindo em áreas de difícil acesso. O órgão segue monitorando a situação do Rio Envira.

Situação de Emergência

Desde o dia 10 de março, Feijó está em situação de emergência devido às cheias do Rio Envira. A duração do decreto é de 180 dias e autoriza medidas emergenciais e administrativas urgentes para a instalação de abrigos, fornecimento de insumos e mobilização de recursos para o enfrentamento da crise. 

A primeira enchente de 2025 na região ocorreu em 23 de fevereiro, atingindo casas nos bairros Bela Vista, Geni Nunes, Esperança e Bairro do Hospital.

Por G1 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

2ª edição da Arte da Floresta impulsiona setor e deve servir de modelo para futuras edições da Expoacre.
Levantamento mostra que 4.363 municípios contam com fibra ótica.
A nova proposta também elevaria o teto de financiamento dos atuais R$ 350 mil para até R$ 500 mil
De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2022 e 2024, o estado registrou um crescimento de 60% no número de cirurgias realizadas, passando de 38,2 mil para 61,3
Segundo o levantamento, apenas 28% acreditam que ele deveria manter a candidatura, enquanto 67% defendem que o ex-presidente desista e apoie outro candidato.
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 27°C e 29°C
As provas acontecem em todas as capitais, inclusive, Rio Branco (AC).
Francisquin é o criador da empresa Alquimia da Floresta, com foco na sustentabilidade, costumes e ciência.
Não existem mais publicações para exibir.