O presidente do Conselho de Consumidores de Energia do Estado do Acre, Ivan de Carvalho, esteve na região do Juruá nesta semana realizando visitas e reuniões com representantes da área social e técnica da Energisa. O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
De acordo com Ivan, a medida adotada pelo governo federal oferece um diferencial tarifário para quem consome até 80 kWh por mês, isentando o consumidor de impostos e encargos inseridos na conta. No entanto, ele alerta que, para ser beneficiado, é necessário manter o consumo dentro desse limite.
“Nas análises que fizemos, percebemos que a maioria dos consumidores na região consome acima de 200 kWh. Portanto, o benefício só será percebido por quem adotar hábitos de economia. É preciso desligar luzes desnecessárias, evitar deixar aparelhos eletrônicos ligados sem uso e controlar o uso de ventiladores e ar-condicionado”, explicou.
A orientação vale especialmente para moradores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, municípios já interligados ao Sistema Nacional de Energia por meio do linhão. A proposta é que os consumidores tenham consciência dos seus hábitos para que possam se enquadrar na nova tarifa, que oferece alívio parcial na conta de luz.
Apesar da isenção em parte da fatura, Ivan esclarece que o talão de energia não virá zerado. “Mesmo com o benefício, continuam sendo cobradas taxas como a de iluminação pública e uma taxa mínima de manutenção. Nosso papel é informar com responsabilidade e reforçar a importância do uso racional da energia”, concluiu.
A ação faz parte das atividades do Conselho de Consumidores e busca garantir que os benefícios cheguem de forma eficiente às famílias que mais precisam.
Jurua24horas