
Entre os mais de 10 mil pés de café cultivados no município de Porto Walter, uma descoberta recente tem despertado a atenção de especialistas e baristas: a doçura natural e fora do comum do café produzido por Messias Robson, agricultor local que começa a ganhar destaque não só no Acre, mas fora dele.
Durante a participação na Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul, o café de Messias dividiu espaço com marcas renomadas. Mas foi o sabor do seu grão que chamou a atenção. “Os baristas que estavam lá disseram que o nosso café tinha uma doçura que não se encontrava nos outros. Eles levaram o grão para ser estudado e avaliar o que causa essa doçura além do normal”, explicou o produtor.
Com raízes humildes e inspiração no plantio que os avós faziam, Messias iniciou sua produção após incentivo direto do prefeito César Andrade , que apostou no potencial agrícola da região, mesmo quando foi criticado por investir no café. Hoje, com resultados concretos, o sentimento de Messias é de gratidão. “Acreditaram na gente, e a gente está mostrando que deu certo. Hoje temos a nossa marca e o nome de Porto Walter estampado nela.”
Além do apoio da prefeitura, o produtor também destaca a presença constante do vereador Baixinho do Baiano, que tem se firmado como um aliado dos agricultores. “O Bastinho está sempre com a gente, principalmente na logística. Ele nos ajudou muito para irmos até a Expoacre Juruá”, diz Messias.
Para o vereador, o avanço do café em Porto Walter é reflexo de um trabalho coletivo. “Esse crescimento da cultura do café aqui no nosso município mostra a força do produtor rural. Nosso papel é apoiar, incentivar, estar junto. Isso é o que eu faço no meu mandato”, disse Baixinho, durante visita à plantação de Messias.
Ele também afirmou que não tem planos políticos maiores no momento. “Quero continuar vereador, perto do povo, trabalhando com quem realmente precisa. Esse é o compromisso que firmei e vou honrar.”
Redação Juruá24horas