Acre registra aumento significativo na cobertura vacinal em 2024

Municípios acreanos superam metas de imunização com destaque para a tríplice viral e a poliomielite

Nos últimos dois anos, o Brasil tem alcançado avanços notáveis na cobertura vacinal de sua população, refletindo positivamente em diversos estados, incluindo o Acre. Em 2024, o estado registrou uma melhora significativa nos números de municípios que superaram a meta de 95% de imunização para vacinas essenciais do calendário infantil, com destaque para a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e a vacina oral contra a poliomielite (VOP).

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a vacina tríplice viral teve um aumento expressivo no Acre. Em 2022, apenas três municípios atingiram a cobertura vacinal necessária. Já em 2024, esse número subiu para oito cidades, um crescimento de 166%. Esse avanço acompanha o cenário nacional, onde 3.870 municípios superaram a meta de imunização para a tríplice viral, representando um crescimento de 55,7% em relação ao ano anterior.

O número de municípios acreanos que atingiram a meta para a Vacina Oral Poliomielite (VOP) também subiu consideravelmente. Em 2022, apenas um município havia alcançado a meta, mas em 2024, esse número aumentou para três cidades, representando um crescimento de 200%. No contexto nacional, o aumento foi de 93%, com 2.825 municípios atingindo a meta em 2024.

Em novembro de 2024, o Ministério da Saúde adotou uma nova estratégia, substituindo a VOP (gotinha) pela Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que é injetável, com o objetivo de fortalecer ainda mais o esquema vacinal e garantir a erradicação contínua da poliomielite no Brasil, doença que está há 34 anos erradicada no país devido à vacinação em massa.

Os números positivos registrados no Acre fazem parte do esforço nacional de reconstrução da cultura de vacinação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que vinha enfrentando quedas nas taxas de imunização desde 2016. Com o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, em 2023, o Brasil reverteu essa tendência, e em 2024, 15 das 16 vacinas recomendadas para o público infantil registraram aumento na cobertura vacinal.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o sucesso dessa iniciativa:

“Desde o início da nossa gestão, nosso objetivo foi retomar e ampliar as coberturas vacinais. Ao fortalecer o sistema de saúde e investir na atenção primária, criamos condições para que a vacina chegue a todos os brasileiros. O Movimento Nacional pela Vacinação foi um marco e, com o apoio de parceiros nacionais e internacionais, hoje colhemos os frutos desse trabalho”, afirmou a ministra.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, também ressaltou a importância do esforço para levar a vacinação a áreas de difícil acesso, como as comunidades isoladas. “Em 2023, vacinamos mais pessoas do que nos quatro anos anteriores, graças a um trabalho integrado. A Operação Gota, que levou a vacinação a regiões remotas, foi essencial para atingirmos nossas metas e garantir a proteção de crianças e comunidades”, afirmou Ethel.

Em relação ao abastecimento de vacinas, o Ministério da Saúde informou que 100% da demanda de imunizantes apresentada pelos estados foi atendida. Entre 2023 e 2024, foram distribuídas mais de 604 milhões de doses de vacinas a todos os estados. A escassez de matéria-prima de vacinas como a varicela e a tetraviral foi superada com a contratação de novos fornecedores, garantindo o fornecimento de mais de 1,7 milhão de doses dessa vacina em 2024.

O orçamento de R$ 7 bilhões do Plano de Vacina 2025 permitirá a compra de 260 milhões de doses, garantindo o abastecimento em todo o Brasil no próximo ano.

Ações de prevenção contra desperdício

Outro avanço importante foi a eliminação do desperdício de vacinas. Em 2023, o Ministério da Saúde retirou o sigilo dos estoques e descartes de vacinas, o que permitiu utilizar mais de 12,3 milhões de doses que estavam prestes a ser perdidas, evitando um desperdício de quase R$ 252 milhões. Em 2024, a pasta anunciou que todos os pedidos de vacinas foram atendidos, inclusive os de vacinas de emergência para surtos de doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Acidente ocorreu na Avenida Rio Juruá; vítima sofreu escoriações e foi socorrida pelo SAMU
Os parlamentares convidaram o diretor-geral do DNIT para uma visita ao Acre com o objetivo de discutir a interligação dos municípios isolados por terra.
Um dos principais compromissos do gestor foi na Secretaria de Obras Públicas (SEOP), onde se reuniu com o secretário Ítalo Lopes e representantes da Associação dos Municípios do Acre (AMAC).
O objetivo do recadastramento é fortalecer a organização administrativa, promovendo maior transparência e eficiência na gestão de recursos humanos da prefeitura.
A informalidade não pode ser vista como um fenômeno isolado, mas sim como parte de uma teia complexa de relações econômicas e sociais.
A rede elétrica é essencial para o bem-estar da população e o desenvolvimento urbano, mas deve ser manuseada apenas por profissionais capacitados da concessionária.
Em um dos crimes de maior repercussão, ocorrido no posto ATEM, ele foi identificado através de imagens de segurança, onde aparece usando uma blusa verde.
Durante a visita, o prefeito reafirmou o compromisso da gestão municipal com a valorização dos feirantes e produtores locais
Não existem mais publicações para exibir.