Acre é o único da Amazônia Legal com adesão completa ao programa de desmatamento

Os cinco municípios acreanos contemplados são Feijó, Manoel Urbano, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá.

O Acre é o único Estado da Amazônia Legal, até o momento, que já completou a adesão ao programa União com Municípios, uma iniciativa do governo federal para monitoramento de desmatamento e queimadas.

Os cinco municípios acreanos contemplados são Feijó, Manoel Urbano, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá. Estes locais estão aptos a receber recursos para a estruturação de escritórios de governança ambiental.

Ao todo, 70 municípios da Amazônia Legal deverão ser beneficiados pelo programa, sendo que 50 já formalizaram sua adesão.

A iniciativa visa estruturar unidades locais de monitoramento do desmatamento e manipulação florestal, fortalecendo a fiscalização e o combate a crimes ambientais.

Na última quinta-feira (20), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) assinou um contrato no valor de R$ 61 milhões para garantir a estruturação dos chamados Escritórios Municipais de Governança nos 70 municípios prioritários.

Além das instalações físicas, os municípios receberão veículos, embarcações, computadores e drones, além de capacitação e assessoria técnica para melhoria do controle ambiental.

O programa União com Municípios foi lançado em setembro de 2023 e faz parte do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm). Ele é estabelecido em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e conta com o apoio do projeto Floresta + Amazônia.

Segundo o governo federal, pela adesão inicial à iniciativa, todos os municípios receberão R$ 500 mil em equipamentos e serviços técnicos para a estruturação de escritórios de governança para monitoramento do desmatamento e queimadas, aumentando a atuação do município nas ações de uso e proteção da cobertura vegetal do seu território.

Fonte: Revista Cenarium

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo o secretário, além dos estandes fixos, outros setores da feira também contribuíram fortemente para a movimentação econômica
O governador destacou ainda o papel estratégico da feira para o fortalecimento da economia e do empreendedorismo regional.
Wesley Safadão sobe ao palco às 22h, prometendo encerrar a feira com um mega show.
Para ela, o casamento no papel não veio tarde. “Não acho que demorou muito, não. Veio na hora certa. Foi Deus quem preparou.”
Os dois se conheceram de forma bem atual: por meio do Facebook.
Na primeira potagem, na madrugada deste domingo, 6, ele disse que não estava conseguindo dormir.
Diretamente do estado do Acre, nessa cidade linda de Cruzeiro do Sul pela primeira vez.
O episódio vai ao ar no dia 17 de agosto de 2025, e qualquer informação antecipada pode comprometer a surpresa do quadro.
Não existem mais publicações para exibir.