Acre ocupa 4º lugar em ranking nacional de crescimento potencial da força de trabalho

O estudo considera a média da taxa de crescimento da População em Idade Ativa (PIA), composta por pessoas entre 15 e 64 anos — faixa etária considerada apta ao trabalho.

Foto: Jardy Lopes

O Acre ocupa a quarta posição entre os estados com maior crescimento potencial da força de trabalho nos próximos dez anos, segundo levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), com base em dados do IBGE. O estudo considera a média da taxa de crescimento da População em Idade Ativa (PIA), composta por pessoas entre 15 e 64 anos — faixa etária considerada apta ao trabalho.

Com uma taxa projetada de crescimento de 1,44%, o Acre está entre as poucas unidades da federação com indicadores positivos, ficando atrás apenas de Roraima, Amazonas e Pará.

A maioria dos estados apresentou índices inferiores ou negativos, o que acende um alerta para o envelhecimento populacional e seus impactos sobre o mercado de trabalho e a economia.

O indicador integra o pilar “Potencial de Mercado”, do Ranking de Competitividade dos Estados, e tem importância estratégica para o planejamento de políticas públicas.

Esse indicador mede a capacidade futura de oferta de mão de obra e crescimento econômico, servindo como base para decisões em áreas como educação, capacitação profissional, desenvolvimento industrial e atração de investimentos.

Apesar da boa colocação, o Acre registrou uma leve queda em relação ao ano anterior, com variação negativa de um ponto percentual na taxa de crescimento da PIA.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Aplicativo de mensagens só continuará rodando em aparelhos com sistema operacional iOS 15.1 ou superior
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes entre
As provas destinadas a quem busca certificação do ensino fundamental e médio serão aplicadas em 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.
O religioso, que atua na Assembleia de Deus Avivamento Profético (Adap), poderá frequentar a igreja e atuar como pastor, mas sem expor publicamente as atividades.
Durante a abordagem, os policiais perceberam que um objeto foi arremessado por uma das janelas da casa.
No entanto, o governador fez mistério quanto ao local das apresentações.
Já os serviços essenciais, como hospitais, unidades de emergência e delegacias, continuam operando normalmente.
O líder do partido na Câmara, Mário Heringer (PDT-RS), já havia admitido essa possibilidade em entrevista à CNN.
Não existem mais publicações para exibir.