Acre registra maior alta de desmatamento na Amazônia em 2024, com quase 500 km² destruídos

Estado teve aumento de 39% na derrubada de floresta em relação a 2023; degradação também disparou, com alta de 318%.

O Acre enfrenta um cenário preocupante de aumento no desmatamento e na degradação florestal, conforme dados divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O levantamento, realizado por meio do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), aponta que, entre janeiro e dezembro de 2024, o estado teve um desmatamento de 464 km², o que representa um aumento de 39% em comparação aos 333 km² registrados em 2023.

O Acre se posicionou como o estado que teve maior crescimento no desmatamento entre os estados da Amazônia Legal.

Feijó foi o terceiro município que mais desmatou a Amazônia em 2024, com 111 km² de área derrubada, um aumento de 44% em relação aos 77 km² de desmatamento registrados no município em 2023.

Além do desmatamento, a degradação florestal também teve um aumento alarmante no estado acreano. De janeiro a dezembro de 2024, o Acre registrou 184 km² de área degradada, o que representa um aumento de 318% em relação aos 44 km² de degradação registrados em 2023.

O aumento é parte de uma tendência preocupante na região amazônica, onde a degradação florestal foi seis vezes maior do que no ano anterior, somando 36.379 km² de área afetada.

Esse aumento expressivo na degradação é atribuído, principalmente, ao crescimento das queimadas, que atingiram números alarmantes em agosto e setembro de 2024.

A GAZETA DO ACRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atuam para minimizar os impactos e garantir segurança aos moradores
Unidade da Marinha do Brasil oferecerá serviços médicos gratuitos em comunidades rurais na próxima semana
O convênio prevê um aporte anual de R$ 3 milhões.
A Polícia Militar já realizou a prisão do suspeito diversas vezes, porém, após ser apresentado em audiência de custódia, ele acaba sendo solto e voltando a cometer os mesmos crimes.

O município de Marechal Thaumaturgo recebeu, neste sábado (22), a visita do senador Sérgio Petecão (PSD), acompanhado do prefeito Valdélio Furtado, do deputado federal Zezinho Barbary (PP), além de secretários

O evento reuniu prefeitos, empresários, líderes comunitários e representantes do trade turístico da região do Vale do Juruá.
Apostas podem ser feitas até as 17h, no horário do Acre.
Acusado de tentar matar ex-companheira em Cruzeiro do Sul deve ser julgado por tentativa de feminicídio qualificado.
Não existem mais publicações para exibir.