As fortes chuvas que atingiram Cruzeiro do Sul nas últimas 24 horas causaram deslizamentos de terra em diferentes pontos da cidade, resultando em danos materiais a residências. Felizmente, não houve feridos, mas algumas famílias tiveram que deixar suas casas por questão de segurança.
Na sexta-feira (21), um desmoronamento na Rua Rio Grande do Sul, no Conjunto Mâncio Lima, comprometeu a estrutura de uma residência. O muro de arrimo da casa cedeu, derrubando parte da cobertura dos fundos da residência.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram no local para avaliar os danos e oferecer suporte à moradora afetada. O aluguel social foi disponibilizado, mas após vistoria técnica realizada pelas equipes e um pedreiro, ficou decidido que a reconstrução do muro será feita no local.
“Hoje, a equipe da Defesa Civil retornou à residência junto com a Assistência Social para verificar se a moradora precisava de mais alguma coisa e reafirmar o compromisso de apoio,” afirmou o coordenador da Defesa Civil, Iranilson Nery.

Já na manhã deste sábado (22), um novo deslizamento foi registrado na Rua de Alagoas, no bairro Remanso, atingindo duas residências. Os moradores foram orientados a deixar suas casas e estão sendo assistidos pela Defesa Civil e pela Assistência Social.
A Secretaria de Obras enviará uma retroescavadeira ao local para remover o grande volume de terra acumulado, evitando riscos adicionais. As famílias serão realocadas para moradias seguras com o auxílio do aluguel social.
A Defesa Civil segue monitorando áreas de risco na cidade e alerta moradores sobre a importância de procurar ajuda em caso de sinais de deslizamento, como rachaduras no solo e estruturas das casas, inclinação de postes ou árvores e barulhos incomuns no terreno.
O órgão reforça que, diante de qualquer emergência, os moradores devem entrar em contato pelos números 193 (Corpo de Bombeiros). A previsão do tempo indica mais chuvas para os próximos dias.
Jurua24horas