Acre regulamenta licenciamento ambiental para exploração florestal em áreas públicas

O Imac terá até 60 dias para analisar os pedidos de licenciamento, com possibilidade de prorrogação em casos justificados.

O Conselho Estadual de Meio Ambiente e Floresta (CEMAF) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 8, resolução que estabelece os procedimentos e critérios para o licenciamento ambiental de exploração florestal em florestas públicas, por meio de concessão onerosa. A medida visa assegurar o uso sustentável dos recursos florestais no estado, conciliando desenvolvimento econômico com a proteção dos ecossistemas.

A resolução é resultado da 2ª Reunião Ordinária do CEMAF, realizada no último dia 27 de junho, e representa um marco na política ambiental acreana, ao detalhar exigências técnicas, responsabilidades dos concessionários e diretrizes legais para a gestão florestal sustentável.

Entre os principais pontos da nova norma estão as definições legais e técnicas de termos como “manejo florestal sustentável”, “unidade de manejo”, “comunidades locais”, “plano de manejo florestal sustentável (PMFS)” e “plano operacional anual (POA)”. A resolução também estabelece que apenas empresas regularmente licenciadas junto ao Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) poderão iniciar as atividades de exploração florestal.

Além do licenciamento empresarial, o texto contempla regras específicas para manejo florestal comunitário, garantindo que comunidades locais assentadas em unidades de conservação possam explorar os recursos de forma legal, desde que respeitando o zoneamento ambiental e apresentando a documentação exigida.

O Imac terá até 60 dias para analisar os pedidos de licenciamento, com possibilidade de prorrogação em casos justificados. O não atendimento das exigências dentro do prazo previsto poderá acarretar no arquivamento do processo.

A resolução ainda prevê a realização de vistorias técnicas em casos de novas concessões ou renovações, e determina a adoção de medidas corretivas em caso de irregularidades durante a execução do manejo.

Ao regulamentar a aplicação da Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei Federal nº 11.284/2006) no contexto estadual, a resolução busca assegurar que a exploração madeireira seja feita de forma controlada, transparente e com responsabilidade socioambiental.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os interessados devem consultar o edital e realizar a inscrição dentro do prazo.
O texto agora segue para sanção presidencial.
A iniciativa segue as diretrizes da Instrução Normativa SGP/MGI nº 122/2025, que determina ações de acolhimento e integração para servidores recém-ingressos no serviço público federal.
As investigações seguem em sigilo, e novas diligências já estão sendo articuladas para alcançar outros envolvidos.
Cerca de 90.994 famílias acreanas já estão sendo beneficiadas com as novas regras da tarifa social de energia elétrica, que garantem isenção total do pagamento pelo consumo de até 80
Com um investimento de mais de R$ 2,7 milhões, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tornou realidade o Programa de Análise e Diagnóstico
O concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) segue em andamento, e a convocação para a fase de avaliação de títulos
Um incêndio de grandes proporções atinge desde a manhã desta terça-feira, 09, uma extensa área de vegetação entre os bairros Defesa Civil e Caladinho, na parte alta de Rio Branco.
Não existem mais publicações para exibir.