Acre sanciona lei para garantir transparência em procedimentos médicos e cirúrgicos

Nova legislação garante acesso irrestrito a informações sobre procedimentos médicos, gastos com órteses, próteses e materiais especiais em unidades de saúde públicas e privadas que atendem pelo SUS, com penalidades

Garantia de acesso irrestrito a informações sobre os procedimentos médicos e cirúrgicos. Foi com este objetivo que o governo do Acre sancionou lei que estabelece medidas de transparência ativa no setor de saúde. A nova norma foi publicada na edição desta sexta-feira, 28, do Diário Oficial do Estado (DOE).

De autoria do deputado estadual Emerson Jarude (NOVO), a ideia é que pacientes e sociedade tenham conhecimento de informações, especialmente no que diz respeito aos gastos com Órtese, Prótese e Material Especial (OPME) em unidades de saúde públicas e privadas que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a nova legislação, as unidades de saúde deverão fornecer aos pacientes, ou seus representantes legais, informações detalhadas sobre os materiais utilizados em cirurgias, incluindo marca, modelo e justificativa clínica para a escolha de cada item. Além disso, as unidades de saúde terão um prazo máximo de três meses para disponibilizar essas informações por escrito e/ou meio eletrônico, garantindo que todos os dados sejam apresentados em linguagem clara e acessível.

A lei também prevê que as unidades de saúde publiquem em seus sites oficiais, de forma acessível e em formato reutilizável, informações sobre a rastreabilidade das OPME, bem como dados sobre contratos de terceirização de mão de obra médica, incluindo valores, duração e identificação dos contratados. Também deverão ser divulgadas informações sobre a aquisição das OPME, como quantidade, fornecedor e preço pago.

Além disso, a legislação também garante ao paciente o direito de solicitar informações adicionais sobre seu tratamento, com um prazo de resposta de três meses. Caso as unidades de saúde não cumpram com as disposições da lei, estarão sujeitas a sanções administrativas, cíveis e, quando aplicável, penais.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O animal foi encontrado dentro de um galinheiro, possivelmente em busca de alimento.
Os candidatos considerados inaptos foram eliminados do certame.
Mais de 10 milhões de brasileiros têm valores a receber e devem pedir o ressarcimento numa agência da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS.
Nova lei estabelece reserva de vagas para mulheres qualificadas, com processos seletivos sigilosos e medidas de proteção para garantir sua segurança e reintegração econômica.
Segundo informações da polícia, ao tomar conhecimento do furto, as equipes iniciaram diligências e conseguiram identificar tanto os autores quanto o mandante do crime.
A inspeção dos veículos para o leilão poderá ser feita nos dias 11, 14 e 15 de abril, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Av. Getúlio
A previsão é de que as informações embasem um programa nacional na área.
A equipe interviu e Adriano foi levado ao Pronto-Socorro de Rio Branco pela equipe de plantão da unidade.
Não existem mais publicações para exibir.