Cruzeiro do Sul pode se tornar ponto estratégico para exportação, com nova rota para o Pacífico, defende secretário Assurbanípal Mesquita

A previsão é de que as informações embasem um programa nacional na área.

Foto: Wesley Moraes/Repac

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) do Acre, Assurbanípal Mesquita, se reuniu com o presidente em exercício e titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, nessa quinta-feira, 27, na sede do ministério, em Brasília (DF), para defender a nova conexão do Acre com o Peru, para acesso aos portos do Oceano Pacífico via Cruzeiro do Sul e o estado peruano de Ucayali.

Conforme publicado pela Agência de Notícias do Acre, Alckmim ouviu secretários estaduais do setor de desenvolvimento sobre o assunto. A previsão é de que as informações embasem um programa nacional na área.

O objetivo, segundo Assur, é ampliar a capacidade de atração de investimentos no estado e no país.
A nova rota acreana deve permitir o transporte das commodities – mercadorias não industrializadas, como soja e carne – para alcançar os portos do Pacífico e chegar aos mercados asiáticos.

Publicidade

“Essa proposta vai tornar o Acre esse elo, podendo atrair as cargas de commodities que hoje fluem pelo Rio Madeira e passam pelo Canal do Panamá, para que cheguem diretamente ao Porto de Chancay, no Peru, rumo à Ásia”, explicou Assur, lembrando vantagens como a redução de tempo pela rota acreana.

No encontro, Geraldo Alckmin assinou parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil para disponibilizar uma linha de crédito condicional para projetos de investimentos, no valor de R$ 11 bilhões. O objetivo, conforme o governo federal, é “aumentar a produtividade nos estados”.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A inspeção dos veículos para o leilão poderá ser feita nos dias 11, 14 e 15 de abril, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Av. Getúlio
A equipe interviu e Adriano foi levado ao Pronto-Socorro de Rio Branco pela equipe de plantão da unidade.
Os profissionais devem atuar no Núcleo de Gestão Integrada Chico Mendes, nos municípios de Rio Branco e Brasiléia, ambos no Estado do Acre.
Antes mesmo do ministro chegar ao Acre, ele já exalta as belezas do município
Moradores de Rodrigues Alves Enfrentam Dificuldades no Acesso à Balsa, Mas Esperam Melhorias com Obra em Andamento
A secretária Edma Fonseca esteve à frente do mutirão, que além de recolher resíduos das encostas, busca conscientizar a população sobre os impactos da poluição.
A morte foi confirmada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN-AC).
O primeiro tempo foi dominado pelo Corinthians.
Não existem mais publicações para exibir.