“É difícil, né? A balsa grande não consegue atracar direito. A gente paga pela balsa pequena, que leva menos veículos. Para quem trabalha em Cruzeiro do Sul, tem que acordar mais cedo e ainda passar por estradas difíceis”, relata Marcos Vinícius, morador de Rodrigues Alves , que enfrenta diariamente as dificuldades de acesso ao Porto de Rodrigues Alves. Ele também destaca os riscos envolvidos na travessia com a balsa pequena. “A balsa grande é mais segura, mas não está conseguindo atracar, e a pequena acaba sobrecarregando, o que gera riscos, principalmente com caminhonetes e motos.”
Esses desafios no acesso à balsa são comuns entre os moradores da região, que há tempos lidam com problemas de atracação devido ao acúmulo de areia no Rio Juruá. No entanto, a esperança é que uma nova obra em andamento melhore as condições de travessia.
Na quinta-feira, 27, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) iniciou a construção de uma nova rampa de acesso para a balsa no Porto de Rodrigues Alves. O objetivo é solucionar o problema de encalhe da balsa, que, devido à areia acumulada, tem ficado distante da margem, dificultando o embarque e desembarque de veículos.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, explicou o processo. “Estamos utilizando uma escavadeira, um trator de esteira, uma pá carregadeira e quatro caçambas para garantir que o serviço seja concluído até amanhã. Há uma grande quantidade de material a ser transportado, com deslocamento de aproximadamente 18 km”, disse Sula, detalhando o esforço das equipes para concluir a obra rapidamente.
Além da rampa principal, a equipe do Deracre também está construindo um novo acesso para embarcações menores, facilitando a travessia de veículos e motos. “Essa alternativa foi criada para atender às pequenas balsas, respondendo a uma solicitação dos proprietários e condutores que utilizam essas embarcações e precisam de uma travessia mais eficiente para carros pequenos”, destacou Sula Ximenes.
Durante o período de obras, o Deracre orienta os motoristas a utilizarem as rodovias AC-407 e AC-405, no sentido Cruzeiro do Sul, para evitar transtornos. A autarquia está comprometida em normalizar a operação da balsa o mais breve possível e agradece a compreensão da população.
Redação Juruá24horas