Acre tem fila de 4 mil processos previdenciários pendentes, aponta último boletim do INSS

Os benefícios por incapacidade, como auxílio-doença, representavam a maior parte das pendências no estado, com 2.614 processos, dos quais 1.543 estavam há mais de 45 dias na fila de espera.

Dados do relatório de Transparência Previdenciária do Ministério da Previdência Social mostram que o Acre tem um estoque de 4.157 processos previdenciários aguardando análise desde o ano passado. Desse total, 2.614 eram primeiros pedidos de benefícios, enquanto 1.036 correspondiam a requerimentos reiterados, quando o cidadão refaz a solicitação após um indeferimento ou atualização. Os dados são do último boletim de dezembro de 2024.

Os benefícios por incapacidade, como auxílio-doença, representavam a maior parte das pendências no estado, com 2.614 processos, dos quais 1.543 estavam há mais de 45 dias na fila de espera. As aposentadorias por idade somavam 258 pedidos em análise dentro do prazo e 194 com atraso superior a 45 dias. Já as solicitações de pensão por morte tinham 186 processos em andamento dentro do prazo e 180 com demora além do tempo previsto.

Em comparação com outros estados, o Acre apresenta um volume menor de processos pendentes, muito abaixo de São Paulo, que lidera com 144 mil casos, ou Minas Gerais, com 109 mil. No entanto, o tempo médio para concessão de benefícios no estado segue a média nacional, ficando em 42 dias líquidos, descontados os períodos em que o segurado precisa complementar a documentação.

O relatório também revela que, em nível nacional, 32% dos pedidos de auxílio por incapacidade foram indeferidos, principalmente devido à falta de comprovação médica. Enquanto isso, em dezembro, o INSS concedeu 530 mil benefícios em todo o país, sendo a maioria (52,5%) para casos temporários, como auxílio-doença.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As buscas continuam para localizar o quarto integrante.
O projeto "Remidos em Ação" continua sendo um exemplo de fé em prática, levando não só ajuda material, mas também o amor de Cristo a quem mais precisa.
O caso será investigado pela Polícia Civil, que ainda apura a motivação e a identidade dos autores do homicídio.
Apesar dos preços elevados, a tradição falou mais alto e muitos não abriram mão de garantir o presente para a família.
Em algumas regiões, a luz foi interpretada como um sinal espiritual por causa do formato que, segundo internautas, lembrava a imagem de Jesus Cristo.
Abordagem aconteceu durante operação de trânsito; indivíduo era acusado de envolvimento em processo judicial e foi encaminhado à delegacia

Durante visita ao município de Marechal Thaumaturgo, o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues anunciou um pacote de investimentos que ultrapassa R$ 1 milhão em recursos destinados à saúde pública e à

Não existem mais publicações para exibir.