Alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes é emitido para municípios do Acre e Amazonas

aviso tem início nesta sexta-feira (21) e segue até o sábado (22), às 10h00.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes em municípios do Acre e do Amazonas. O aviso tem início nesta sexta-feira (21) e segue até o sábado (22), às 10h00. De acordo com o órgão, há previsão de precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos que podem variar de 60 a 100 km/h.

Os principais riscos associados ao alerta incluem quedas de galhos de árvores, cortes de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas. O INMET orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também recomenda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

No Acre, o alerta abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus e Tarauacá. No Amazonas, as cidades de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Japurá, Jutaí, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins estão sob alerta.

O INMET classifica o alerta laranja como um aviso de “perigo”, indicando condições meteorológicas que exigem vigilância e atenção. A população deve se manter informada sobre as atualizações das condições climáticas e seguir as orientações das autoridades. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A classificação de cores dos alertas do INMET inclui o amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). O alerta laranja indica a necessidade de precaução diante de fenômenos meteorológicos que podem causar danos e riscos à população.

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Dr. Mazinho Maciel, de Cruzeiro do Sul, ganha destaque internacional com atuação na área do autismo
Com o intuito de garantir o funcionamento do serviço, a Seict realizou uma visita técnica no local nesta sexta-feira, 4.
As aulas serão gratuitas e estão previstas para iniciarem na próxima sexta-feira, 11, no período da tarde.
2ª edição da Arte da Floresta impulsiona setor e deve servir de modelo para futuras edições da Expoacre.
Nível do manancial ultrapassou em 75 cm cota de transbordamento de 12 metros neste sábado (5). Cinco famílias estão desabrigadas e quatro foram desalojadas.
Levantamento mostra que 4.363 municípios contam com fibra ótica.
A nova proposta também elevaria o teto de financiamento dos atuais R$ 350 mil para até R$ 500 mil
De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2022 e 2024, o estado registrou um crescimento de 60% no número de cirurgias realizadas, passando de 38,2 mil para 61,3
Não existem mais publicações para exibir.