Aumento de 71% no número de mortes por afogamento preocupa Corpo de Bombeiros no Vale do Juruá

Segundo o comandante, o Corpo de Bombeiros atendeu, em média, mais de 3 mil ocorrências durante o ano, sendo 2.832 em 2022 e 3.124 em 2023, um aumento de 10,3%.

O comandante do Corpo de Bombeiros do quarto batalhão, capitão Josadac Cavalcante, apresentou o relatório das ações da corporação em 2023, que atende os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, no Acre, e também alguns municípios do Amazonas. O balanço apontou um aumento significativo nos casos de incêndio em vegetação e de mortes por afogamento na região.

Segundo o comandante, o Corpo de Bombeiros atendeu, em média, mais de 3 mil ocorrências durante o ano, sendo 2.832 em 2022 e 3.124 em 2023, um aumento de 10,3%. Ele atribuiu esse crescimento ao acréscimo do efetivo, que recebeu soldados recém-formados em Rio Branco, e ao reforço no período de estiagem, providenciado pelo comando-geral e pelo governo do Estado.

No entanto, o que mais chamou a atenção foi o número de vítimas fatais por afogamento, que saltou de sete em 2022 para 12 em 2023, um aumento de 71,4%. O comandante alertou para a necessidade de prevenção e cuidado com os acidentes relacionados à água, que são frequentes na região. “A orientação fica aqui para quem utiliza de embarcação, quem utiliza do rio como hidrovias, porque a maior parte desses acidentes com vítimas fatais no rio está relacionado ao uso de bebida alcoólica, ou quando toda a embarcação está alcoolizada, ou alguém da tripulação estar alcoolizado e durante o deslocamento ele acaba que cai na água e por não estar usando o colete de salva-vidas, ele acaba se afogando e perdendo a vida ali nas águas”, explicou.

O comandante também informou que o Corpo de Bombeiros realizou diversas operações de busca e resgate de pessoas e pertences no fundo dos rios, que somaram mais de um milhão de reais em bens recuperados em 2022 e 165 mil reais em 2023, incluindo veículos, motores de popa e até máquina de escavadeira. Além disso, ele destacou que a captura e resgate de animais foi a segunda natureza de ocorrência que mais atendeu na região, com 360 casos em 2022, contra 432 em 2023, principalmente no período de inverno, quando as chuvas aumentam.

O comandante ressaltou o trabalho do Corpo de Bombeiros no Vale do Juruá, que busca atender as demandas da população e preservar a vida e o meio ambiente.

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Candidatos elegíveis que não foram contemplados na primeira chamada podem fazer sua pré-inscrição no programa pela Plataforma Freire.
O mandado judicial foi executado pelas equipes do NEPATRI, que atuam no combate direto aos crimes patrimoniais na região do Vale do Juruá.
Somente em Rio Branco, mais de 16 mil casos foram notificados
Frágil e discreto, o poaieiro-de-Chico-Mendes vive em regiões de vegetação pobre e de poucas árvores, a chamada campinarana, ambiente de solo branco e arenoso.
Ao todo, serão 5 mil vagas disponíveis.

O Acre voltou a liderar o ranking dos combustíveis mais caros do país em março de 2025. De acordo com levantamento da empresa ValeCard, especializada em soluções de mobilidade, o

Apesar de avanços, mulheres brasileiras ainda ganham em média 20,9% a menos que os homens no mercado formal.
Desenvolvido em parceria com a Cooperativa Reca, o método permite a separação eficiente dos nibs e tegumentos da fruta, tornando viável a produção de nibs de cupuaçu, mais facilmente.
Não existem mais publicações para exibir.