Cartórios devem exigir certidão de casamento e presença de cônjuge em transações no Acre

A medida visa garantir a segurança jurídica em transações envolvendo imóveis e outros bens, evitando fraudes e abusos que possam prejudicar as mulheres, especialmente no contexto conjugal.

O Corregedor-Geral da Justiça do Estado do Acre, Desembargador Nonato Maia, publicou nesta segunda-feira, 17, Recomendação nº 01, que orienta os serviços notariais e de registro a adotarem medidas preventivas para coibir abusos relacionados à violência patrimonial, com foco especial na proteção dos direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade.

A medida visa garantir a segurança jurídica em transações envolvendo imóveis e outros bens, evitando fraudes e abusos que possam prejudicar as mulheres, especialmente no contexto conjugal.

A recomendação destaca a importância dos cartórios como agentes preventivos de conflitos, responsáveis por garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

Entre as medidas recomendadas, os cartórios devem exigir a certidão de casamento atualizada em casos de transmissão de imóveis por escritura pública, para verificar o estado civil e assegurar a proteção dos direitos patrimoniais das mulheres. Além de solicitar o comparecimento do casal para a assinatura da escritura pública, garantindo que ambos estejam cientes e de acordo com a transação. Isso visa prevenir situações em que a mulher possa ser prejudicada por decisões unilaterais do cônjuge.

A recomendação também cita a recomendação nº 47/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da prevenção de violência patrimonial contra pessoas idosas e vulneráveis no âmbito dos serviços notariais.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Face é o principal alvo em 60% dos casos de agressões
SUS passa a disponibilizar deferiprona para tratamento
Trump disse na quarta-feira (2) que imporia uma tarifa básica de 10% sobre todas as importações dos EUA.
De acordo com a polícia, um mandado de prisão foi cumprido contra o suspeito, que não teve o nome divulgado.
A aposta simples, realizada pela internet, rendeu ao sortudo R$ 26.421. Os números sorteados foram: 03 – 05 – 22 – 35 – 53 – 56.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 3, pelo Brasil em Mapas.
Nicolau se comprometeu em levar a demanda ao governo e incluir Capixaba na lista de cidades que serão contempladas com uma emenda parlamentar que já está na conta do governo.
O prazo para regularização da situação eleitoral vai até o dia 19 de maio.
Não existem mais publicações para exibir.