Casos suspeitos de dengue disparam quase 200% em 2025 no Acre, revela Saúde

Até 11 de março, o estado registrou 6.904 casos suspeitos da doença, com 2.353 confirmações até o momento.

Foto: Produção 

Os casos prováveis de dengue dispararam 191% no Acre nas primeiras dez semanas de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. As informações constam no mais recente boletim epidemiológico das arboviroses, divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesacre).

Até 11 de março, o estado registrou 6.904 casos suspeitos da doença, com 2.353 confirmações até o momento e três óbitos atestados. No mesmo intervalo de tempo do ano passado, foram 2.369 ocorrências prováveis.

Os sorotipos circulantes de dengue no Acre ainda são o 1 e o 2, diferente de outros estados, como são Paulo, Minas Gerais, Amapá e Paraná, onde já há presença do tipo 3, contra o qual a população ainda não possui anticorpos.

Chikungunya e Zika

O boletim epidemiológico também traz informações sobre Chikungunya e Zika. A primeira enfermidade acometeu 324 acreanos em 2025 (quase 38% a mais que no ano anterior). Dezesseis casos foram confirmados até então, com nenhuma morte.

Já o Zika vírus teve variação positiva de 220% entre as dez primeiras semanas de 2024 e 2025. Foram 93 ocorrências prováveis neste ano, com 10 confirmações e zero óbitos.

Manter ambientes higienizados, sem água parada, ainda é uma das melhores maneiras de se prevenir contra as três doenças, todas transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Acidente ocorreu na tarde desta terça-feira (8) e envolveu uma ambulância e um Fiat Pálio nas proximidades do Ramal 7
Militares e civis foram atendidos por inalação de fumaça e desidratação, mas sem registros de queimaduras graves
O incidente foi registrado por volta das 12h41, levando à ação imediata do Corpo de Bombeiros, que deslocou um total de 41 militares, além de 40 profissionais de outras instituições
Os espaços poderão funcionar em unidades básicas de saúde (UBS), UPAs ou locais adaptados, como auditórios, bibliotecas, refeitórios, tendas ou contêineres.
De acordo com Petecão, outros municípios, como Marechal Thaumaturgo e Plácido de Castro, também poderão ser contemplados com recursos adicionais.
O médico Miguel Washington, que atendeu a ocorrência, informou que as pessoas atendidas inalaram bastante fumaça.
O corpo do vigilante foi levado para Cruzeiro do Sul, onde está sendo velado na casa da mãe da vítima. O sepultamento está previsto para acontecer por volta das 16h30
A oficina que pegou fogo é especializada em óleo lubrificante, manutenção e motores. Também não há ainda informações de prejuízos ocasionados pelo fogo e nem o que pode ter causado
Não existem mais publicações para exibir.