Com chuvas, Acre teve menor índice de desmatamento da Amazônia Legal em fevereiro

Os dados são do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Foto: Pedro Devanir

O Acre registrou o menor índice de desmatamento da Amazônia Legal em fevereiro de 2025. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado teve apenas 2 km² de área desmatada no mês. No total, a Amazônia Legal perdeu 80,95 km² de floresta, uma queda de 64,26% em relação ao mesmo período de 2023.

Os dados são do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), ferramenta do Inpe que monitora a floresta por imagens de satélite e emite alerta diários para auxiliar órgãos como o Ibama na fiscalização e combate ao desmatamento.

Os estados com mais alerta foram Mato Grosso (29 km²), Roraima (18 km²) e Pará (15 km²). Já Acre, Rondônia (3 km²) e Maranhão (4 km²) registraram os menores índices.

Desde 2023, o Governo Federal reativou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que havia sido interrompido em 2019. O plano prevê investimentos de R$ 730 milhões, vindos do Fundo Amazônia e do programa Floresta+, para ações de controle, regularização fundiária e incentivo a práticas sustentáveis até 2027.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os signatários incluem parlamentares do Partido Liberal, União Brasil, Partido Progressistas, Republicanos, entre outros. Inclusive, grande parte dos apoiadores pertencem a siglas que compõem a base do governo no Congresso
A decisão da Corte foi tomada durante o julgamento de um recurso apresentado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, uma das entidades que acionaram o Supremo para garantir a revisão.
A decisão de Moraes foi motivada por um pedido de visita feito pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e contou com o consentimento do general.
Os números sorteados foram os seguintes: 05 – 06 – 17 – 37 – 43 – 54.
O anúncio foi feito pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Gleisi Hoffmann, após a reunião entre Lula e Pedro Lucas.
A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
Não existem mais publicações para exibir.