Com doçura fora do comum, café de Porto Walter desperta interesse nacional

Do pequeno município para grandes paladares: o café de Porto Walter impressiona pela doçura.

Entre os mais de 10 mil pés de café cultivados no município de Porto Walter, uma descoberta recente tem despertado a atenção de especialistas e baristas: a doçura natural e fora do comum do café produzido por Messias Robson, agricultor local que começa a ganhar destaque não só no Acre, mas fora dele.

Durante a participação na Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul, o café de Messias dividiu espaço com marcas renomadas. Mas foi o sabor do seu grão que chamou a atenção. “Os baristas que estavam lá disseram que o nosso café tinha uma doçura que não se encontrava nos outros. Eles levaram o grão para ser estudado e avaliar o que causa essa doçura além do normal”, explicou o produtor.

Com raízes humildes e inspiração no plantio que os avós faziam, Messias iniciou sua produção após incentivo direto do prefeito César Andrade , que apostou no potencial agrícola da região, mesmo quando foi criticado por investir no café. Hoje, com resultados concretos, o sentimento de Messias é de gratidão. “Acreditaram na gente, e a gente está mostrando que deu certo. Hoje temos a nossa marca e o nome de Porto Walter estampado nela.”

Além do apoio da prefeitura, o produtor também destaca a presença constante do vereador Baixinho do Baiano, que tem se firmado como um aliado dos agricultores. “O Bastinho está sempre com a gente, principalmente na logística. Ele nos ajudou muito para irmos até a Expoacre Juruá”, diz Messias.

Para o vereador, o avanço do café em Porto Walter é reflexo de um trabalho coletivo. “Esse crescimento da cultura do café aqui no nosso município mostra a força do produtor rural. Nosso papel é apoiar, incentivar, estar junto. Isso é o que eu faço no meu mandato”, disse Baixinho, durante visita à plantação de Messias.

Ele também afirmou que não tem planos políticos maiores no momento. “Quero continuar vereador, perto do povo, trabalhando com quem realmente precisa. Esse é o compromisso que firmei e vou honrar.”

Redação Juruá24horas 

Veja também

Seja no campo ou na câmara, Baixinho do Baiano tem mostrado que fazer política de verdade é caminhar lado a lado com quem planta, colhe e faz o município crescer.
Mesmo com os dias difíceis e as corridas em menor número, Luciene continua firme, rodando pelas ruas de tijolo de Porto Walter, mostrando que coragem e força de vontade não
Durante o evento, o senador Alan Rick anunciou a destinação de recursos adicionais para a construção de uma piscina, estrutura não prevista no projeto original.
Para a ex-primeira-dama, uma ponte de menos de 100 metros de extensão poderia transformar a realidade de centenas de moradores.
A celebração atrai também visitantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países, interessados em vivenciar e respeitar a cultura viva dos povos originários da floresta.
Chico precisa de um local onde possa receber amor, atenção e cuidados especiais, algo que nunca teve de forma digna.

O estado do Acre foi contemplado com 110 vagas no Projeto Nós na Rede, iniciativa do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Desmad), do Ministério da Saúde, em

A fase final dos Jogos Escolares 2025 será concluída com o torneio de vôlei de praia, encerrando mais uma edição marcada pela participação ativa das escolas e pelo incentivo ao
Não existem mais publicações para exibir.