Começa o Mariri Yawanawa, importante celebração cultural na Terra Indígena do Rio Gregório

A celebração atrai também visitantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países, interessados em vivenciar e respeitar a cultura viva dos povos originários da floresta.

Teve início neste sábado (12) o Mariri Yawanawa, uma das mais importantes celebrações espirituais e culturais do povo Yawanawa. O evento acontece até o dia 16 de julho, na Aldeia Mutum, localizada na Terra Indígena do Rio Gregório, no município de Tarauacá, no Acre.

Durante cinco dias, lideranças, anciãos, jovens e convidados se reúnem para compartilhar cantos, danças tradicionais, rezas, rituais de cura, pinturas, arte e saberes ancestrais. O Mariri é um momento sagrado para fortalecer a espiritualidade, a união entre os clãs e a identidade do povo Yawanawa.

A celebração atrai também visitantes de diferentes regiões do Brasil e de outros países, interessados em vivenciar e respeitar a cultura viva dos povos originários da floresta.

A Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ) manifestou apoio ao evento e destacou a importância do Mariri como símbolo de resistência, força espiritual e valorização da ancestralidade. “Desejamos a todos os líderes e participantes um Mariri repleto de força, beleza e conexão espiritual. Que essa celebração siga viva e ainda mais fortalecida a cada edição”, destacou a organização em nota.

O Mariri é reconhecido como um dos principais encontros culturais indígenas do Acre, mantendo viva uma tradição milenar passada de geração em geração pelo povo Yawanawa.

Veja também

Além da família, os policiais foram os convidados de honra
Com bananinha e ‘vip ’, Dona Maria José transforma futebol em oportunidade de renda.
Rosildo Cassiano enaltece parceria com o Executivo e destaca o impacto social e econômico do campeonato para a população de Porto Walter.
Seja no campo ou na câmara, Baixinho do Baiano tem mostrado que fazer política de verdade é caminhar lado a lado com quem planta, colhe e faz o município crescer.
Do pequeno município para grandes paladares: o café de Porto Walter impressiona pela doçura.
Mesmo com os dias difíceis e as corridas em menor número, Luciene continua firme, rodando pelas ruas de tijolo de Porto Walter, mostrando que coragem e força de vontade não
Durante o evento, o senador Alan Rick anunciou a destinação de recursos adicionais para a construção de uma piscina, estrutura não prevista no projeto original.
Não existem mais publicações para exibir.