Concurso da Educação está mantido: secretário descarta cancelamento apesar de denúncias

Quando você avalia o certame como um todo, na dimensão que ele teve, foi feito de forma tranquila, transparente, dando garantias a todos.

A Secretaria de Estado de Educação convocou nova coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (14), para falar sobre os problemas enfrentados na reaplicação do concurso público da Educação. O secretário da pasta, Aberson Carvalho, falou acerca da possibilidade de cancelamento do certame.

“Não há possibilidade de cancelamento. Quando você avalia o certame como um todo, na dimensão que ele teve, foi feito de forma tranquila, transparente, dando garantias a todos. São 34 mil pessoas que estiveram presentes nas provas, e temos a consciência de que todos eles tiveram o seu direito assegurado”, disse o secretário, que destacou a grande evasão de público, afirmando que cerca de 18 mil pessoas não compareceram.

Ele ainda comentou sobre polêmicas envolvendo um possível pacote de provas que estaria com o lacre rompido e que, na realidade, a situação não passou de um mal-entendido. “Entendemos que a prova não estava sem o lacre. Ele é interno, não é externo como algumas outras empresas fazem. Você abre e, lá dentro, tem um envelope, e dentro dele há outro lacre que você vai romper. Então, é esse o sistema”, enfatizou.

Aberson Carvalho falou ainda sobre casos em que o uso de celular foi detectado durante o concurso e afirmou que, em situações como essa, o candidato será desclassificado, conforme previsto em edital.

“Automaticamente, o fiscal vai de encontro à mesa da pessoa, desabilita essa pessoa, ela perde o direito de fazer a prova e está registrada em ata a situação. Então, essa pessoa saiu da sala, teve que ir embora”, disse ele sobre casos envolvendo aparelhos eletrônicos.

Por Contilnet 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Alan Rick tem atuado no Congresso Nacional para ampliar o apoio às pessoas que convivem com doenças raras, por meio de projetos de lei voltados ao diagnóstico precoce
O resultado do laudo deve ficar pronto em prazo de 30 dias, segundo informou o médico legista e diretor do Instituto Médico Legal (IML) do Acre, Ítalo Maia.
As inscrições estão abertas até o dia 20 de junho de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário on-line.
Diante da gravidade do caso, a polícia pediu a prisão do suspeito, que foi decretada pelo Judiciário e cumprida ainda na cidade.
A confusão chamou atenção de populares que passavam pelo local e acabou sendo filmada por testemunhas.
Já Sudeste, Centro-Oeste e Sul têm os menores percentuais, respectivamente, 15,4%, 14,8% e 13%.
As forças de segurança de Rodrigues Alves seguem mobilizadas e realizam buscas intensas pela região.
Forças de segurança dão continuidade a operação em Marechal Thaumaturgo e somam novas apreensões.
Não existem mais publicações para exibir.