Cruzeiro do Sul recebe oficina nacional para fortalecimento de organizações da sociedade civil

As dificuldades de acesso físico, os altos custos logísticos e a informalidade de parte dos serviços foram apontados como fatores que dificultam a execução de projetos sociais na região.

Cruzeiro do Sul foi uma das cidades do Acre a sediar as oficinas de fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e de suas parcerias com a administração pública. A iniciativa é promovida pela Diretoria de Parcerias com a Sociedade Civil da Secretaria-Geral da Presidência da República (DPSC/SGPR), em parceria com o Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (Confoco) do Estado do Acre.

A atividade reuniu representantes de organizações da sociedade civil que atuam em diversas áreas, com destaque para a assistência social, além de gestores de órgãos públicos estaduais e federais. O objetivo foi ouvir as OSCs e, junto com elas, elaborar recomendações que possam melhorar as condições de trabalho das organizações e o relacionamento com os entes públicos.

De acordo com a equipe da DPSC, metodologias participativas foram utilizadas durante as oficinas para levantar os principais desafios enfrentados pelas instituições que atuam na região do Juruá. Um dos pontos mais debatidos foi o chamado “fator amazônico”, expressão usada para descrever as dificuldades logísticas e estruturais típicas da região.

O diretor da DPSC e presidente do Confoco, Igor Ferrer, destacou situações vivenciadas por organizações de Cruzeiro do Sul. Um dos exemplos foi o de uma entidade que, ao adquirir fertilizantes para um projeto local, enfrentou atrasos no transporte. Quando o material finalmente chegou, os produtos já estavam com o prazo de validade vencido. “Em alguns casos, o transporte só é possível por barco ou a cavalo, e muitos serviços não possuem emissão de notas fiscais ou recibos”, relatou Ferrer.

As dificuldades de acesso físico, os altos custos logísticos e a informalidade de parte dos serviços foram apontados como fatores que dificultam a execução de projetos sociais na região. A equipe da DPSC destacou a necessidade de ajustes nas regras de prestação de contas para considerar essas realidades regionais.

Além de Cruzeiro do Sul, a capital Rio Branco também sediou uma edição da oficina, que contou com apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/AC).

As oficinas fazem parte de uma agenda nacional de escuta e fortalecimento das OSCs, com foco especial nos desafios enfrentados na Amazônia. A equipe da Secretaria-Geral da Presidência informou que novas visitas a outros municípios da região norte estão previstas até o final deste ano.

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.