Mais de 296 mil acreanos poderão ter conta de luz gratuita com nova Tarifa Social de Energia

No Acre, 84,79 mil unidades consumidoras já se enquadram dentro do novo critério, o que corresponde a 5% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Norte.

A partir do próximo dia 5 de julho, cerca de 296,7 mil cidadãos acreanos poderão ser beneficiados pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica. O número representa aproximadamente 33,7% da população do estado, segundo dados divulgados pelo Governo Federal.

A medida faz parte da Medida Provisória nº 1.300/2025, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio deste ano. O novo modelo garante isenção total na conta de energia para famílias que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) por mês. Quem ultrapassar esse limite pagará apenas pela diferença.

No Acre, 84,79 mil unidades consumidoras já se enquadram dentro do novo critério, o que corresponde a 5% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Norte.

Impacto regional e nacional

Em todo o Brasil, mais de 17,39 milhões de famílias têm direito à nova Tarifa Social, abrangendo aproximadamente 60 milhões de pessoas. A região Nordeste concentra o maior número de beneficiados, com 7,75 milhões de famílias contempladas. Em seguida vêm as regiões Sudeste (5,69 milhões), Norte (1,65 milhão), Sul (1,26 milhão) e Centro-Oeste (1,03 milhão).

São Paulo lidera entre os estados com maior número de famílias beneficiadas, somando 2,41 milhões de unidades consumidoras com direito à gratuidade no consumo de até 80 kWh.

Critérios para o benefício

Para ter direito à Tarifa Social de Energia Elétrica, as famílias devem atender a um dos seguintes requisitos:

  • Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
  • Ser idoso com 65 anos ou mais ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
  • Ter renda mensal de até três salários mínimos e possuir, entre os moradores, pessoa com deficiência ou doença que exija o uso contínuo de aparelhos que demandam energia elétrica.

Como receber o benefício

A nova Tarifa Social será concedida automaticamente. Para isso, é necessário que o titular da conta de energia elétrica esteja devidamente cadastrado no CadÚnico ou nos demais programas sociais que dão direito ao benefício.

A expectativa é que a medida proporcione alívio financeiro para milhares de famílias acreanas, especialmente em municípios como Cruzeiro do Sul e demais localidades do interior, onde os índices de vulnerabilidade social são mais elevados.

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.