Defensoria Pública do Amazonas realiza atendimentos e júri popular no município de Ipixuna

Aproveitando a presença no município, a Defensoria realizou um mutirão de atendimentos nas áreas de Família e Registros Públicos

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) esteve nesta semana no município de Ipixuna, distante 1.368 km de Manaus em linha reta, para realizar uma série de ações voltadas à garantia de direitos da população local. A equipe foi liderada pelo defensor público Miguel Ribeiro.

A principal motivação da ida ao município foi a realização de dois julgamentos do Tribunal do Júri. Em um deles, a DPE-AM garantiu a absolvição de um réu denunciado por tentativa de homicídio ocorrida em março de 2003. A defesa sustentou a desclassificação do crime para lesão corporal grave e argumentou legítima defesa putativa. Os jurados acolheram as teses e o acusado foi absolvido.

Aproveitando a presença no município, a Defensoria realizou um mutirão de atendimentos nas áreas de Família e Registros Públicos, em parceria com o Poder Judiciário local, que cedeu espaço no Fórum para os atendimentos. 

A agenda também incluiu uma inspeção na Delegacia de Polícia de Ipixuna, além de uma visita institucional ao Cartório Extrajudicial da cidade.

Um dos destaques da atuação foi o primeiro atendimento presencial da Defensoria na comunidade rural Poeira. A ação foi possível graças à parceria com o Poder Judiciário, Prefeitura de Ipixuna, que garantiu o transporte até a comunidade, e à Polícia Militar, que acompanhou a equipe durante o deslocamento.

“Na comunidade Poeira, atendemos cerca de 20 pessoas. Colhemos demandas, orientamos e encaminhamos questões diretamente à prefeitura, como a reforma da escola local e necessidades na área da saúde”, destacou o defensor Miguel Ribeiro.

A presença da DPE-AM reforça o compromisso da instituição com o acesso à justiça, especialmente nas regiões mais distantes e de difícil acesso do interior do Amazonas.

Veja também

Além da família, os policiais foram os convidados de honra
Com bananinha e ‘vip ’, Dona Maria José transforma futebol em oportunidade de renda.
Rosildo Cassiano enaltece parceria com o Executivo e destaca o impacto social e econômico do campeonato para a população de Porto Walter.
Seja no campo ou na câmara, Baixinho do Baiano tem mostrado que fazer política de verdade é caminhar lado a lado com quem planta, colhe e faz o município crescer.
Do pequeno município para grandes paladares: o café de Porto Walter impressiona pela doçura.
Mesmo com os dias difíceis e as corridas em menor número, Luciene continua firme, rodando pelas ruas de tijolo de Porto Walter, mostrando que coragem e força de vontade não
Durante o evento, o senador Alan Rick anunciou a destinação de recursos adicionais para a construção de uma piscina, estrutura não prevista no projeto original.
Não existem mais publicações para exibir.